Populares dizem desconhecer emblema da legenda, pomba branca com ramo no bico, hoje desenhada em um pano preto

Militantes do PSB, partido do ex-presidenciável Eduardo Campos , distribuem bandeiras de luto com uma pomba branca com um ramo de oliveira no bico. O desenho, estampado em um fundo preto e confundido por populares como um marco pela paz e pela esperança, é o símbolo do partido.

Regina Pereira Wanderley carrega bandeira entregue pelo PSB no velório de Eduardo Campos (17/8)
Wanderley Preite Sobrinho/iG
Regina Pereira Wanderley carrega bandeira entregue pelo PSB no velório de Eduardo Campos (17/8)

Centenas de bandeiras pretas com a imagem da pomba, mas sem as letras da sigla, são entregues na fila de quase um quilômetro que se forma para passar em frente ao corpo, posicionado em frente ao Palácio do Campo das Princesas, no centro do Recife.

De acordo com um militante que preferiu não se identificar, aproximadamente cem cabos eleitorais distribuem as bandeiras, entregues como “sinal de luto”. “Quem não tem ainda pode pegar, é grátis”, gritam eles.

Empunhando sua bandeira, a aposentada Regina Pereira Wanderley, de 54 anos, disse que não conhecia o símbolo do PSB. “É uma bandeira de paz, disse ela”, vim ao velório porque Eduardo era como parte da minha família.

Leia mais: Pernambucanos fazem vigília para dar adeus a Eduardo Campos no Recife

Veja imagens do adeus a Eduardo Campos:

A também aposentada Josefa Severino (64) se surpreendeu quando soube o significado real daquela pomba. “Eu não sabia que era do partido.” Para a também aposentada Nilza Soares (59), a bandeira “significa luto, paz, esperança para mim e o povo pernambucano”.

Acidente aéreo: Morre Eduardo Campos, candidato do PSB à Presidência

O evento

A Polícia Militar estima em 5 mil pessoas o número de pernambucanos presentes no velório. Os policiais esperam a chegada de caravanas de 13 municípios, o que deve engrossar o público, que leva uma hora para se aproximar do caixão.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.