Instituto entrevistou 1.233 pessoas no Rio Grande do Sul entre 12 e 14 deste mês. Margem de erro é de três pontos percentuais

Ana Amélia lidera a pesquisa Datafolha para o governo do Rio Grande do Sul
Geraldo Magela/Agência Senado
Ana Amélia lidera a pesquisa Datafolha para o governo do Rio Grande do Sul

A candidata Ana Amélia aparece na liderança nas eleições para o cargo de governador do Rio Grande do Sul, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (15). A concorrente do PP tem 39% das intenções de voto. 

Entretanto, a disputa está acirrada. O atual governador Tarso Genro (PT) vem logo em seguida, na segunda colocação, com 30%. Mais distante estão José Ivo Sartori (PMDB) com 7% e Vieira da Cunha (PDT), com 3%.

Encomendada pela Folha da Manhã S/A e pelo Grupo RBS, a pesquisa é a primeira do Datafolha após o registro das candidaturas. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número RS-00009/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00361/2014. Foram ouvidas 1.233 pessoas em 47 municípios entre os dias 12 e 14 de agosto. 

Veja os números da Datafolha para o governo do Rio Grande do Sul

Ana Amélia Lemos (PP) – 39% das intenções de voto
Tarso Genro (PT) – 30%
José Ivo Sartori (PMDB) – 7%
Vieira da Cunha (PDT) – 3%
João Carlos Rodrigues (PMN) – 1%
Roberto Robaina (PSOL) – 1%
Humberto Carvalho (PCB) – 0%
Estivalete (PRTB) – 0%
Brancos/nulo/nenhum – 6%
Não sabe – 14%

Outros números

Tarso Genro aparece em segundo lugar na pesquisa Datafolha no Rio Grande do Sul
Facebook
Tarso Genro aparece em segundo lugar na pesquisa Datafolha no Rio Grande do Sul

Ana Amélia e Tarso Genro também aparecem com os primeiros lugares na pesquisa de rejeição, que pergunta em quem o eleitor não votaria nas eleições de outubro. O petista ficou com 27% de rejeição, enquando a rival do PP tem 13%. A opção rejeita todos ou não votaria em nenhum  recebeu 4% e votaria em qualquer um ou não rejeita nenhum ficou com 19%. 18% ainda não sabem. 

30% aprovam governo de Tarso Genro

O Datafolha ainda perguntou sobre o atual governo do Rio Grande do Sul, de Tarso Genro. 30% dos entrevistaram apontaram o governo como ótimo ou bom. . Outros 44% dizem considerar a gestão “regular” e 22% avaliam “ruim” ou “péssima”. 4% não soube ou não quis responder. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.