Corrida eleitoral no RS tem Ana Amélia com 39% e Tarso com 30%, mostra Datafolha

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Instituto entrevistou 1.233 pessoas no Rio Grande do Sul entre 12 e 14 deste mês. Margem de erro é de três pontos percentuais

Geraldo Magela/Agência Senado
Ana Amélia lidera a pesquisa Datafolha para o governo do Rio Grande do Sul

A candidata Ana Amélia aparece na liderança nas eleições para o cargo de governador do Rio Grande do Sul, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (15). A concorrente do PP tem 39% das intenções de voto. 

Entretanto, a disputa está acirrada. O atual governador Tarso Genro (PT) vem logo em seguida, na segunda colocação, com 30%. Mais distante estão José Ivo Sartori (PMDB) com 7% e Vieira da Cunha (PDT), com 3%.

Encomendada pela Folha da Manhã S/A e pelo Grupo RBS, a pesquisa é a primeira do Datafolha após o registro das candidaturas. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número RS-00009/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00361/2014. Foram ouvidas 1.233 pessoas em 47 municípios entre os dias 12 e 14 de agosto. 

Veja os números da Datafolha para o governo do Rio Grande do Sul

Ana Amélia Lemos (PP) – 39% das intenções de voto
Tarso Genro (PT) – 30%
José Ivo Sartori (PMDB) – 7%
Vieira da Cunha (PDT) – 3%
João Carlos Rodrigues (PMN) – 1%
Roberto Robaina (PSOL) – 1%
Humberto Carvalho (PCB) – 0%
Estivalete (PRTB) – 0%
Brancos/nulo/nenhum – 6%
Não sabe – 14%

Outros números

Facebook
Tarso Genro aparece em segundo lugar na pesquisa Datafolha no Rio Grande do Sul

Ana Amélia e Tarso Genro também aparecem com os primeiros lugares na pesquisa de rejeição, que pergunta em quem o eleitor não votaria nas eleições de outubro. O petista ficou com 27% de rejeição, enquando a rival do PP tem 13%. A opção rejeita todos ou não votaria em nenhum  recebeu 4% e votaria em qualquer um ou não rejeita nenhum ficou com 19%. 18% ainda não sabem. 

30% aprovam governo de Tarso Genro

O Datafolha ainda perguntou sobre o atual governo do Rio Grande do Sul, de Tarso Genro. 30% dos entrevistaram apontaram o governo como ótimo ou bom. . Outros 44% dizem considerar a gestão “regular” e 22% avaliam “ruim” ou “péssima”. 4% não soube ou não quis responder. 

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas