Ideia é de que material já pronto, que durará 14 dias, defende legado de Campos; substituição será gradual com nova chapa

Independentemente da definição da nova chapa do PSB que concorrerá às eleições deste ano, os diretórios regionais do partido planejam utilizar nos primeiros dias da retomada da campanha todo material impresso com o rosto do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos . O socialista, que disputaria a Presidência, morreu na quarta-feira (13) em um acidente do avião em Santos, no litoral paulista.

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Material de campanha com Eduardo Campos e Marina Silva
Ueslei Marcelino/Reuters
Material de campanha com Eduardo Campos e Marina Silva

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Ao distribuir os panfletos, adesivos, filipetas e santinhos, a ideia da militância é informar que o objetivo é defender o “legado” de Campos e também homenagear a maior liderança do partido. Nos comitês do PSB espalhados pelo País, há impressos encomendados pelos candidatos regionais e material fornecido pelo comitê nacional. Em muitos desses impressos, Campos divide a cena com vice e provável substituta Marina Silva.

Não há uma orientação formal do diretório nacional sobre o assunto. Os dirigentes nacionais têm declarado que qualquer decisão quanto a propaganda, a nova chapa ou qualquer outro assunto da campanha só será tomada após o sepultamento de Campos.

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No entanto, a avaliação predominante é de que o material que já chegou aos comitês regionais deve servir para a campanha nas duas próximas semanas e ser substituído, gradualmente, com a nova chapa que será anunciada. Além disso, os diretórios regionais têm autonomia para decidir como conduzir as campanhas nos Estados e municípios.

De acordo com o presidente do PSB do Distrito Federal, Marcos Alencar Dantas, o material já impresso é suficiente para 10 ou 15 dias de campanha, e a ideia é distribuí-lo como uma mensagem do partido de que “o sonho de Eduardo continua”.

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“Queremos continuar falando do ideal de Eduardo Campos e, por isso, não tenho a menor dúvida de que esse material servirá para passar essa mensagem”, informou. Dantas disse que, à medida em que as impressões se esgotarem, o novo material será feito com as fotos do novo candidato da coligação, que só deverá ser anunciado após o funeral. “Vamos entregar as filipetas, adesivos e panfletos até que se tenha uma nova conformação da chapa”, disse.

Em alguns Estados como Pernambuco, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, onde nomes do PSB disputam o governo local, toda a propaganda de campanha foi retirada da rua após o acidente que matou Campos e quatro assessores.

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O diretório do partido no Estado está se empenhado somente na organização do velório previsto para ocorrer no fim de semana, após a liberação dos corpos pelo Instituto Médico Legal de São Paulo.

No caso de Pernambuco, o material recolhido só deverá voltar às ruas depois do sepultamento. De acordo com integrantes do partido no Estado, a decisão de recolher toda propaganda foi do próprio candidato ao governo, lançado por Campos, Paulo Câmara.

Da mesma forma, no Espírito Santo, o governador Renato Casagrande, que tenta a reeleição, também retirou a propaganda da rua e só pretende retornar com a panfletagem após o sepultamento.

De acordo com integrantes do partido no Espírito Santo, apenas uma parte do material de campanha de Casagrande foi feita em conjunto com a campanha nacional e tem a face de Campos. Esse material, segundo eles, não será descartado.

Na sede nacional do partido, em Brasília, os rolos de adesivos e as pilhas de panfletos colocados no balcão da recepção esgotaram, mas a grande parte das impressões está no comitê que Campos inauguraria na quinta-feira.

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