Segundo simulação do instituto, petista tem 42% das intenções de voto contra 36% de Aécio e 44% contra 32% de Campos

Encomendada pela Rede Globo, pesquisa Ibope sobre as eleições presidenciais divulgada nesta quinta-feira (7) voltou a indicar vitória da presidente Dilma Rousseff, que tenta a reeleição pelo PT, em um eventual segundo turno com os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Dia 22: Dilma venceria Aécio e Campos em eventual segundo turno, diz Ibope

Segundo o Ibope - que ouviu 2.506 pessoas entre o domingo (3) e quarta-feira (6) em 175 municípios -, Dilma tem para um eventual segundo turno 42% das intenções de voto contra 36% de Aécio (no levantamento anterior, eram 41% ante 33%, respectivamente). Contra Eduardo Campos, a petista teria 44% a 32% do pernambucano (antes eram 41% a 29% respectivamente).

Veja imagens da campanha eleitoral dos presidenciáveis:

Sem simulação do segundo turno, o instituto indica estabilidade nas intenções de voto em relação ao levantamento anterior. Dilma (PT) tem 38% das intenções de voto, mesmo percentual de julho, enquanto Aécio registra 23% (antes 22% de julho e Campos, 9% (eram 8% na pesquisa anterior).

Somados, todos os dez adversários de Dilma somam 38%, mesmo percentual da presidente. Como um candidato precisa ter mais votos que a soma de todos os rivais para conseguir vencer a eleição no primeiro turno, não é possível afirmar, segundo o Ibope, se haverá segundo turno ou se a eleição deste ano será decidida na primeira rodada de votação. Votos brancos e nulos somaram 13%. Não responderam ou não sabem, 11%.

O nível de confiança da pesquisa é 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O instituto também divulgou a avaliação do governo. Os que avaliaram o governo como ótimo ou bom somaram 32% em agosto (eram 31% em julho). Aqueles que avaliaram o governo Dilma como regular somaram 35% em agosto (eram 36% em julho). Não souberam ou não responderam correspondem a 1%.

*Com Agência Brasil

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.