Facebook faz novo pedido de prazo para entregar dados sobre Alckmin

Por Vitor Sorano - iG São Paulo | - Atualizada às

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Justiça quer saber quem pagou suposto patrocínio à página do tucano; rede social já havia obtido um adiamento

O Facebook pediu, pela segunda vez, mais prazo à Justiça Eleitoral para entregar informações sobre supostos links patrocinados que teriam promovido o perfil de Geraldo Alckmin (PSDB) na rede social.  

O processo foi iniciado pela equipe de Paulo Skaf (PMDB), que acusa o tucano – seu principal adversário na eleição para o governo de São Paulo – de fazer propaganda eleitoral irregular ao angariar seguidores por meio de links patrocinados.

Leia também: Páginas pessoais de candidatos na web são abastecidas por auxiliares

O juiz Marcelo Coutinho Gordo determinou que o Facebook informe quem pagou pelos links denunciados pela campanha de Skaf. O prazo original terminava em 25 de julho, mas a rede social conseguiu uma extensão até as 17h desta quinta-feira (31) e, no mesmo dia, solicitou mais prazo. 

A solicitação ainda tem de ser apreciada pelo juiz, que na última decisão estabeleceu uma multa de R$ 10 mil por dia caso o Facebook não entregasse os dados no prazo.

Advogado de Skaf, Fernando Neisser diz que a multa é irrisória perto do faturamento do Facebook – R$ 17 bilhões no mundo em 2013.

"Pedimos [ao juiz] o aumento da multa para R$ 200 mil por dia ou que haja uma notificação do responsável legal do Facebook para que cumpra a decisão imediatamente sob pena de responsabilização por crime de desobediência", afirma  o advogado, ao iG.

Procurada, a empresa não se manifestou imediatamente.

Suposto link patrocinado com foto de Alckmin com Pelé teria garantido 5 mil seguidores à página do governador, acusa campanha de Skaf. Foto: Reprodução - 23.7.14Outro suposto link patrocinado de Alckmin no Facebook, denunciado pela campanha de Skaf. Foto: Reprodução - 23.7.14Segundo denúncia de Skaf, Alckmin levou 4 anos para conquistar 100 mil seguidores e seis meses levar número a 320 mil. Foto: Reprodução - 23.7.14Skaf, por sua vez, usou pegadinha com promessa de publicação de foto de macacão e chuquinha para atrair seguidores. Foto: Reprodução - 21.7.14

Skaf acusa Alckmin de pagar para ser popular

Os links patrocinados são uma ferramenta de publicidade pela qual um usuário paga ao Facebook para ganhar mais exibição na rede social. A legislação proíbe propaganda eleitoral paga na internet, mas deixa dúvida se a regra vale para o qualquer época ou apenas período oficial de campanha, que começou em 6 de julho.

Os links patrocinados que promoveram a página de Alckmin foram publicados antes dessa data.  Os advogados de Skaf alegam que os links  patrocinados têm "expressa conotação eleitoral" e que garantiram a Alckmin 5 mil novos seguidores em duas semanas, o que lhe daria vantagem indevida em comparação aos demais candidatos.

Leia também: Facebook terá de entregar dados sobre suposto patrocínio de Skaf

Skaf, que é bem menos popular que Alckmin no Facebook – tem 107 mil seguidores ante 342 mil do tucano – quer a exclusão dos seguidores que o adversário conquistou por meio dos links patrocinados.

Procurados, os respresentantes da campanha de Alckmin informaram que não comentariam o caso. No último sábado (25), um dos advogados da campanha do tucano acusou Skaf de criar "factóides" para se tornar mais popular

 "Essa denúncia saiu justamente quando jornais publicaram pesquisas e o insucesso do candidato [Skaf] nas redes sociais. Isso está partindo ainda de um candidato que precisa prometer aparecer de macacão e chuquinha para atrair seguidores", atacou Ricrado Penteado, em entrevista ao iG.

Segundo o Ibope de 26 a 28 de julho, Skaf tem 11% das inteções de voto, ante 50% de Alckmin.



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