O atual governador, Renato Casagrande (PSB), de 53 anos, busca a reeleição apoiado por uma coligação de 19 partidos

O Espírito Santo tem 2.653.536 eleitores, conforme dados computados pelo Tribunal Regional Eleitoral até 21 de julho. Eles vão escolher entre cinco candidatos aquele que comandará o Estado de 2015 a 2018.

Eleições 2014: 171 candidatos a governador disputam a preferência do brasileiro

Camila Valadão, candidato do PSOL no Espírito Santo
Facebook/Camila Valadao
Camila Valadão, candidato do PSOL no Espírito Santo

Camila Valadão:  Candidata de 29 anos deixa a casa da mãe para disputar o ES

Estão na disputa o atual governador, Renato Casagrande (PSB), de 53 anos, que busca a reeleição apoiado por uma coligação de 19 partidos; a assistente social e professora Camila Valadão (PSOL), que tem 29 anos e disputa o cargo pela primeira vez; o servidor público estadual Mauro Ribeiro (PSB), de 46 anos, em coligação com o PSTU; o economista e ex-governador do Estado Paulo Hartung (PMDB), de 57 anos, que tem apoio de uma coligação de sete partidos; e o deputado estadual Roberto Carlos (PT), de 49 anos, em coligação com o PDT.

Os cinco pedidos de candidatura ao governo do Estado ainda estão sendo analisados pelo TRE do Espírito Santo.

Com área de 46.078 quilômetros quadrados, o Estado tinha, no ano passado, 3.839 milhões de habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o instituto, o Produto Interno Bruto (PIB) estadual alcançou R$ 97,693 bilhões em 2011, baseado principalmente na indústria extrativa e no comércio.

O governo capixaba diz que o Estado tem base econômica diversificada, movimentando negócios nos setores de petróleo e gás, siderurgia e mineração, celulose e rochas ornamentais, com destaque também para o agronegócio, principalmente a produção de café. O Estado conta também com um dos maiores complexos portuários da América Latina.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.