Réu do mensalão mineiro, senador Clésio Andrade renuncia ao mandato

Por Agência Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Clésio Andrade alega problemas de saúde em documento lido durante a sessão desta tarde pelo vice-presidente da casa

Agência Brasil

O senador Clésio Andrade (PMDB-MG) entregou hoje (15) à mesa diretora do Senado sua carta de renúncia ao mandato. O documento foi lido oficialmente durante a sessão desta tarde pelo primeiro vice-presidente da Casa, senador Jorge Viana (PT-AC).

“Faço-o por motivo de acometimento de problemas de saúde que acarretarão procedimentos e tratamentos que se estenderão pelo tempo que resta de meu mandato”, diz o documento. O mandato de Clésio Andrade terminaria no fim deste ano.

O senador esclareceu ainda que não quis tirar licença médica de 120 dias, conforme é permitido aos parlamentares, porque acarretaria “prejuízo ao Erário o recebimento sem o respectivo desempenho das funções”.

“Renuncio ao meu mandato de senador da República pelo estado de Minas Gerais, agradecendo ao povo mineiro e aos senadores desta Casa, com a certeza de dever cumprido e de que deixo este mandato a cargo de uma pessoa preparada para assumi-lo”, finaliza a carta.

O documento foi entregue junto com o laudo médico que atesta o problema de saúde. A renúncia será publicada no Diário do Senado.

Andrade é réu na Ação Penal 606, chamada de mensalão mineiro, sobre esquema de corrupção no governo de Minas Gerais na gestão do ex-governador Eduardo Azeredo.

Com a renúncia, é provável que o processo de Andrade volte para a primeira instância, assim como ocorreu com Azeredo, que renunciou ao mandato de deputado em fevereiro deste ano. No entanto, a questão ainda será decidida pelo Supremo Tribunal Federal.

A vaga de Clésio Andrade será ocupada pelo suplente do senador, Antônio Aureliano Sanches de Mendonça, filho do ex-vice-presidente da República Antônio Aureliano Chaves de Mendonça.

Leia tudo sobre: Clésio Andrademensalão mineirosenador

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas