Padilha recebe apoio de deputado tucano

Por Brasil Econômico - Gilberto Nascimento |

compartilhe

Tamanho do texto

William Dib, ligado a Serra, decidiu não ser mais candidato. Além do petista, ele pretende dar seu voto a Eduardo Campos

Brasil Econômico

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, conseguiu o apoio de um tucano: o deputado federal William Dib, ex-prefeito de São Bernardo do Campo. Ligado ao ex-governador José Serra, Dib rompeu com o atual governador Geraldo Alckmin há quatro anos. Agora, decidiu não ser mais candidato. E montou uma chapa heterodoxa para as próximas eleições: além de apoiar Padilha, pretende dar o seu voto a Eduardo Campos (PSB), para presidente; ao petista Candido Vaccarezza para a Câmara e ao tucano Vaz de Lima, para a Assembleia. Aos 68 anos, Dib disse a amigos estar desiludido com a política. Procurado, não retornou.

Copa: voos em dobro

A montadora brasileira Helibras estima que os helicópteros das áreas de Defesa e Segurança Pública do Brasil devem voar pelo menos o dobro de horas durante a Copa do Mundo em relação a outros períodos. O fabricante, ligado ao europeu Airbus Helicopters, é o principal fornecedor de aeronaves para estes dois setores no País. Segundo cálculos da empresa, 122 helicópteros produzidos em sua sede, em Itajubá (MG), estarão em ação, entre aeronaves pertencentes ao governo federal e aos estados onde estão localizadas as doze cidades-sede. O principal destaque será o EC725, cujas unidades foram entregues recentemente ao Exército. Dois exemplares deste modelo serão usados para o transporte de autoridades e outros dois para segurança e patrulha, inclusive para o traslado de tropas.

Por conta do maior número de voos e do total de unidades em operação, a Helibras criou um sistema especial de atendimento. Segundo o vice-presidente de Suporte e Serviços, Flavio Pires, o formato foi testado na Copa das Confederações e deve ser repetido também nas Olimpíadas de 2016, no Rio. Foram enviados apoiadores de campo para as cidades onde o fabricante não tem base. A empresa já conta com um centro logístico que funciona normalmente de forma ininterrupta. Para este período, foi alugado um entreposto aduaneiro a fim de garantir algumas peças que normalmente não ficam no estoque brasileiro. Em caso de necessidade, os equipamentos poderão ser nacionalizados em menos de 24 horas. Este estoque é avaliado em 4 milhões de euros. A preparação para a Copa começou em janeiro, com a antecipação das manutenções de rotina.

Para uso da Fifa

Os helicópteros Esquilo, feitos pela Helibras, também serão o meio de transporte aéreo oficial da Fifa para deslocamentos nas cidades-sede. A vencedora da concorrência foi a Helisul. A estimativa é que as aeronaves de táxi aéreo contratadas também tenham o dobro do uso.

Emília abre mão e Olívio disputará o Senado

A ex-senadora Emília Fernandes (PCdoB) anunciou, em nota divulgada na noite de ontem, que abre mão da candidatura ao Senado pelo Rio Grande do Sul em favor do ex-governador Olívio Dutra (PT). Ele foi convencido pelos petistas a disputar a eleição. A única condição imposta por Olívio é que houvesse consenso entre os aliados em torno de seu nome. O acordo original previa a escolha da ex-senadora Emília Fernandes (PCdoB) para disputar o cargo. O PTB ficou com a vaga de vice na chapa do governador Tarso Genro (PT), que tenta a reeleição.

Filme terá ingresso de graça para comunistas

A distribuidora do filme "Avanti Popolo", que estreia nos cinemas dia 12 de junho, está fazendo uma promoção para que comunistas vejam o filme de graça. A obra, do diretor e roteirista Michael Wahmann, conta a história de um homem que tenta reavivar a memória de seu pai, que tem um outro filho desaparecido há 30 anos. Cada comunista ganha dois ingressos.

“Como jurista, posso dizer que, em princípio, a redução da maioridade penal ofende cláusula pétrea da Constituição. Como cidadão, não vejo efetividade em sua aplicação.” - Rodrigo Janot, procurador-geral da República, em audiência na CCJ do Senado que discutia o novo Código Penal

*Com Leonardo Fuhrmann

Leia tudo sobre: mosaico político

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas