RS: Olívio Dutra avalia candidatura ao Senado

Por Brasil Econômico , por Gilberto Nascimento | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Movimento é delicado, pois os petistas já fecharam acordo com o PC do B para indicar ex-senadora Emília Fernandes ao cargo

Brasil Econômico

O presidente do PT gaúcho, Ary Vanazzi, se reúne hoje com o ex-governador do Estado Olívio Dutra. Em pauta, o movimento dentro do partido pelo lançamento da candidatura de Olívio ao Senado. A manobra é delicada, pois os petistas já fecharam um acordo com o PC do B para indicar a ex-senadora Emília Fernandes para disputar o cargo. O PTB deve indicar o vice na chapa do governador Tarso Genro, que disputa a reeleição. Segundo Vanazzi, qualquer movimento pela mudança da candidatura teria de ser decidida pelo conselho dos partidos que compõem a coligação. Por enquanto, o ex-governador tem dito aos companheiros de partido que não pretende entrar na disputa. Ele pode mudar de opinião se for convencido da necessidade de sua participação no palanque.

Até agora, o jornalista Lasier Martins (PDT), antigo profissional do grupo RBS, é visto como o favorito na disputa ao Senado. A estratégia deu certo na eleição passada, quando a jornalista Ana Amélia (PP), também conhecida por seu trabalho na emissora, se elegeu senadora. Agora, ela deve tentar o Palácio Piratini. Além de Emília e Lasier, o deputado Beto Albuquerque (PSB) também é candidato, depois que Pedro Simon (PMDB) desistiu de tentar a reeleição. A entrada de Olívio seria uma tentativa de acirrar a campanha. Perto de completar 73 anos, o ex-governador é um símbolo do PT gaúcho, capaz de unir a esquerda. A participação nos palanques do “Galo Missioneiro”, apelido dado por seus admiradores, é vista como um reforço importante nas campanhas pela reeleição de Genro e da presidente Dilma Rousseff, que foi secretária de seu governo.

Contra o mensalão

Ministro do governo Lula, Olívio Dutra foi o petista mais importante a defender a decisão do STF que condenou a prisão dos ex-dirigentes do partido José Genoino, Delúbio Soares e José Dirceu no caso do mensalão. Para ele, a história de militância dos companheiros “não abona qualquer conduta ilícita”.

Apóstolo diz ter espaço em TV aberta

O apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, reagiu a comentários de que o bispo Edir Macedo, da concorrente Universal do Reino de Deus, o teria “varrido” da TV aberta no País. Em ascensão, a Mundial chegou a ter 24 horas de programação religiosa no Canal 21 e mais 19 horas ao dia, divididas entre as emissoras CNT, Band, Rede TV e Gazeta. Após pressões do rival Macedo, perdeu a quase totalidade desses espaços. Valdemiro ressalta que ainda mantém programação durante 24 horas, em todos os Estados, no canal 14 da NET, TV CI (aberta), canal 55 digital e Novo Canal (satélite analógico), além de horários determinados em outras emissoras espalhadas pelo País.

Petistas alertaram sobre colega

O comentário de um assessor do governo de São Paulo sobre a presença do deputado estadual Luiz Moura (PT) em reunião com supostos integrantes de uma facção criminosa não causou surpresa a parlamentares de seu partido. Em conversas reservadas, petistas dizem, há tempos, ouvir comentários sobre essa eventual proximidade. Um grupo mandou recados ao então presidente Lula, em 2010, a fim de tentar impedir a candidatura de Moura à Assembleia paulista. O deputado nega as acusações.

PPS com Campos, mas longe do PSB

Presidido pelo deputado Roberto Freire, o PPS nacional se aliou ao presidenciável Eduardo Campos (PSB), mas não consegue repetir a coligação nos estados. No Rio, a divisão já é oficial. Em São Paulo, seu diretório não pretende apoiar uma candidatura própria do PSB. Prefere seguir com o governador tucano Geraldo Alckmin, que tenta a reeleição.

“A renúncia de Iris Resende não acabou com as intrigas e os ataques contra mim. O PMDB deve chegar às eleições com cicatrizes da luta interna”

Junior Friboi, empresário, ao renunciar à candidatura ao governo de Goiás pelo PMDB

Leia tudo sobre: mosaico político

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas