Sócio minoritário vê conflitos de interesses em conselhos da Petrobras

Por Brasil Econômico - Gilberto Nascimento |

compartilhe

Tamanho do texto

Em depoimento, o investidor Romano Allegro criticou a falta de transparência na formação do conselho da estatal

Brasil Econômico

Conhecido por fazer denúncias contra o comando da Petrobras, o investidor Romano Allegro, sócio minoritário da empresa, voltou ao ataque. Ele prestou um depoimento espontâneo, na semana passada em São Paulo, ao procurador regional da República Osório Barbosa. Nele, Allegro critica a falta de transparência na formação do conselho. Para ele, há conflitos de interesses em muitos casos. Lembra que Jorge Gerdau, além de conselheiro, é proprietário de uma fornecedora. A Odebrecht é sócia da Petrobras na Braskem e empreiteira de suas obras. O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto da Costa, preso pela operação Lava a Jato da PF, era do conselho da BR Distribuidora e da Braskem, assim como o diretor Nestor Cerveró, ambos ligados à compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

Segundo Allegro, o executivo Fábio Barbosa era conselheiro da Petrobras e representante da empresa nos Estados Unidos. Isso, no entendimento dele, faria com que Barbosa não tivesse a independência necessária em relação ao governo. Allegro critica ainda ainda o faro de o secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, estar presente nos conselhos da Petrobras e da Eletrobras. Para ele, o diretor financeiro, Almir Guilherme Barbassa, é mais poderoso na empresa que a própria presidente, Graça Foster. Lembra que a substituição de Barbassa foi cogitada algumas vezes, mas ele permanece no cargo, que ocupa desde 2005. Ele atuava nas áreas internacionais da empresa desde os anos 80. O investidor afirma que a gestão da BR Distribuidora é uma caixa-preta desde a decisão de fechar seu capital, tomada no governo FHC.

Preço do combustível motiva críticas

Acionistas minoritários também estão em choque com a direção da Petrobras por motivos econômicos: a manutenção do patamar de preços da gasolina, tida como artificial, reduz o lucro da empresa. Para eles, o impacto administrativo da medida chega a ser maior do que os eventuais prejuízos causados pela compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. O negócio era previsto no plano estratégico da empresa. O assunto também revolta os produtores de etanol. Para eles, o preço atual da gasolina torna o álcool quase inviável comercialmente. Apesar de não estar entre os temas da CPI, a queixa já chegou aos parlamentares.

Idas ao MPF

Além do depoimento em São Paulo, Romano Allegro entrou com um pedido, no Ministério Público Federal no Rio, de instauração de uma ação civil de responsabilização pelos prejuízos causados à Petrobras. Seus alvos são a presidente Dilma Rousseff e o ministro Guido Mantega.

Lulinha acompanha entrevista do pai

O ex-presidente Lula falou ontem por mais de três horas, sem se levantar, ao dar entrevista a nove blogueiros, na sede do instituto que leva seu nome. Segundo um observador, sua vivacidade era a mesma de sempre, embora a voz não esteja 100%. A entrevista foi acompanhada por seu filho Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, hoje bastante ativo na internet, e por Franklin Martins, que comandou a Comunicação Social em seu governo. Franklin ficou no fundo da sala.

Petista diz que pode carregar deputada tucana

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) teve problemas com a falta de acessibilidade no Congresso. Tetraplégica, ela teria de passar pelo Senado para chegar à Câmara no dia de uma votação noturna. O elevador, no entanto, estava desligado e ela não pode votar. Ao saber do caso, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) se ofereceu para carregá-la quando necessário.

Otávio Leite, deputado (PSDB-RJ), sobre fixar cotas das verbas da CBF para ex-jogadores e formação de atletas: “Representar o Brasil é função pública e só é possível haver uma instituição que representa o futebol nacional pelo uso da imagem do País.”

*Com Leonardo Fuhrmann

Leia tudo sobre: mosaico político

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas