Tucanos em São Paulo ainda tentam aliança com o PSB

Por Brasil Econômico - Gilberto Nascimento |

compartilhe

Tamanho do texto

O deputado socialista Márcio França é cotado para vice de Alckmin, mas Rede pressiona PSB por candidatura própria

Brasil Econômico

Por pressão da Rede, o PSB tem admitido a possibilidade de lançar candidatura própria ao governo de São Paulo. Os tucanos, no entanto, ainda sonham com uma reviravolta para que o deputado Márcio França seja vice na chapa do governador Geraldo Alckmin na disputa à reeleição. Ex-secretário de Alckmin e ex-prefeito de São Vicente, no litoral paulista, o parlamentar é também o nome favorito dos socialistas para tentar conquistar o Palácio dos Bandeirantes. Segundo o secretário de Meio Ambiente do Estado, Bruno Covas, o PSDB está propenso a oferecer tanto a vaga de vice como a candidatura ao Senado para partidos aliados. Com isso, fica mais claro que o destino do ex-governador José Serra deve ser mesmo uma candidatura à Câmara dos Deputados.

Neto do ex-governador Mário Covas, Bruno Covas também deve disputar uma vaga a federal. Ele deixa a secretaria amanhã. Por enquanto, deve reassumir o mandato de deputado estadual. Bruno reage com bom-humor às especulações de que poderia ser candidato ao Senado ou até mesmo vice do presidenciável tucano Aécio Neves. “Às vezes, as pessoas falam e nem perguntam. Fico feliz com a lembrança, mas não posso disputar nenhum desses cargos”, afirma. Pela Constituição, os senadores, o presidente da República e seu vice precisam ter ao menos 35 anos completos no dia da posse. Bruno completa 34 anos na próxima segunda-feira e, portanto, não terá completado a idade mínima necessária na data em que os próximos senadores e presidente forem empossados. “Não posso por falta de planejamento eleitoral dos meus pais”, brinca.

Socialista caça detratores pela internet

O advogado do PSB em São Vicente (litoral paulista) Jefferson Teixeira anunciou nesta semana, via Facebook, uma lista de 32 pessoas processadas por comentários ofensivos que teriam publicado contra o partido, seu presidente estadual, Márcio França, e seus familiares. Ele pede informações, em mensagem privada, sobre os perfis citados e oferece uma recompensa não revelada. Diante da repercussão negativa, o perfil do próprio deputado publicou um comentário em defesa das ações. Nela, o parlamentar lembra que pode fazer o mesmo com quem compartilha tais declarações. “Não se deve confundir a crítica, permitida a todos, com a ofensa”, diz.

Convite a Aécio

Após o presidenciável tucano Aécio Neves defender a redução da maioridade penal, o líder do PTB na Assembleia Legislativa de São Paulo, Campos Machado, o convidou para participar de campanha sobre o tema. Campos propõe um “plebiscito já”. Precisa de um milhão de assinaturas e já coletou 350 mil.

Campos criticado por omitir recursos federais em obras

Humberto Costa, líder do PT no Senado, criticou o governador de Pernambuco e candidato do PSB à presidência, Eduardo Campos, por “fazer uso político pessoal” de obras realizadas com recursos do governo federal. Sem Dilma, Campos inaugura hoje o museu Luiz Gonzaga, em Recife, e o hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Lula havia manifestado o desejo de comparecer à inauguração do museu, diz Costa.

Empresas apresentam projetos

A vice-ministra de Infraestrutura e Meio Ambiente da Holanda, Wilma Mansveld, participa hoje, em São Paulo, de um seminário sobre mobilidade urbana. Nele, a Philips apresenta o projeto global de campos iluminados para comunidades em diversos países. A Imtech tratará sobre os semáforos inteligentes contratados pela Prefeitura de São Paulo. O tema da Royal Haskoning DHV será o túnel imerso entre Santos e Guarujá, no litoral paulista, com espaço para pedestres e ciclistas.

Roberto Requião, senador (PMDB-PR), ao se manifestar contra o financiamento de campanha por empresas: “Se o financiamento de campanha permite doações na proporção da propriedade de cada eleitor, o poder econômico tende a colonizar o poder político”

*Com Leonardo Fuhrmann

Leia tudo sobre: mosaico político

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas