Maria do Rosário troca encontro com ministro da Noruega por Festa da Uva

Por Luciana Lima - iG Brasília | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Ministra, que tem domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul e é candidata à reeleição na Câmara, acompanhou a presidente em evento de lançamento de pré-campanha eleitoral

Em visita ao Brasil, o ministro de Negócios Estrangeiros da Noruega, Börgen Blende, viu sua agenda ser atropelada pela pré-campanha de Dilma e da ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário. Um encontro entre ele e a ministra, que ocorreria às 10 horas de quinta-feira, foi desmarcado em cima da hora. Motivo: Maria do Rosário foi à Festa da Uva com a presidente, em um evento eleitoral.

Às 9h50, o comboio acompanhado de batedores que levava o ministro, a embaixadora da Noruega no Brasil, Aud Marit Wiig, além de assessores, deixava a Embaixada e precisou ser interrompido.

Agência Brasil
Maria do Rosário viajou para acompanhar Dilma em evento no Rio Grande do Sul

Uma funcionária da embaixada, que havia se adiantado para o encontro na SDH, avisou à embaixadora que a ministra não estava. Ela havia acabado de ser informada, por funcionários da secretaria, de que Maria do Rosário havia viajado com a presidente Dilma Rousseff para participar da Festa da Uva no Rio Grande do Sul.

A participação de Dilma na Festa da Uva tem um caráter pré-eleitoral. A convite do ministro de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, Dilma fez questão de estar presente no último evento do qual ele participará como ministro, já que lançará sua campanha à reeleição como deputado federal. Além de Pepe Vargas, Maria do Rosário também é candidata à reeleição a uma vaga na Câmara.

Roberto Stuckert Filho/PR
Ministra Maria do Rosário estava entre as autoridades presentes na abertura da Festa da Uva

A assessoria da SDH confirmou que a reunião entre Maria do Rosário e o ministro norueguês estava pré-agendada para esta quinta-feira, mas que a ministra delegou à sua equipe a tarefa de recebê-lo.

“Em virtude da convocação da Presidenta Dilma Rousseff para que a ministra Maria do Rosário integrasse sua comitiva no Rio Grande do Sul, não foi possível que ela recebesse o ministro norueguês. No entanto, a ministra Maria do Rosário determinou que toda a sua equipe estivesse à disposição para recebê-lo”, informou a assessoria.

De acordo com a SDH, ao ser informado da viagem da ministra, Blende “optou por priorizar outras agendas”. “Registramos que a embaixada da Noruega recebeu a informação de forma extremamente pacífica e compreendeu as razões da ministra Maria do Rosário”, informou a assessoria.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas