Lula realiza exames no hospital Sírio-Libanês

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Ex-presidente se submete a exames periódicos após tratamento contra o câncer, concluído em 2012

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza neste sábado (1º) exames de rotina no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, segundo informações do Instituto Lula. "Os exames, pré-agendados, são parte do acompanhamento periódico que todo o paciente deve fazer após o tratamento contra o câncer", informa a  nota.

Agosto: Não houve volta do câncer em Lula, diz médico do ex-presidente

O ex-presidente concluiu seu tratamento contra a doença no primeiro semestre de 2012. E, desde então, se submete a exames de rotina. Na última vez em que esteve no Sírio, em agosto do ano passado, o estado de saúde de Lula foi apontado como "excelente". 

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Dilma e Lula em Brasília

Os médicos chegaram a dar uma coletiva de imprensa, a pedido do próprio ex-presidente, a fim de afastar boatos sobre volta do câncer. "Os exames se mostraram normais, sem indício de volta da doença, assim como os exames tinham se mostrado em abril", disse Roberto Kalil Filho, cardiologista do ex-presidente, em referência aos últimos exames.

Na ocasião, Lula passou por uma bateria de exames que incluiram uma ressonância magnética, uma laringoscopia e um PET/CT (sigla em inglês para Tomografia por Emissão de Positrons, em tradução livre).

Lula terá que ser submetido a exames de avaliação até 2017, quando o fim do tratamento completa cinco anos. Apesar disso, diante dos bons resultados, a equipe médica considera muito pequena a chance de retorno da doença.

O ex-presidente não toma nenhuma medicação relacionada ao câncer, e apenas faz uso de remédios para controlar o colesterol e uma hipertensão leve.


Leia tudo sobre: lulasírio-libanêscâncer

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas