Família de Campos também é ligada à entidade que teve ajuda de Ana Arraes

Por Brasil Econômico - Gilberto Nascimento |

compartilhe

Tamanho do texto

Ministra do TCU e mãe do governador de Pernambuco deu parecer favorável a instituto alvo de polêmica no Estado

Brasil Econômico

Alvo de polêmica em Pernambuco nos últimos dias, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) tem uma relação com a família do governador do Estado, Eduardo Campos (PSB), muito maior do que se imagina. O Imip apareceu nas páginas de notícias sobre política em razão de a ministra do TCU (Tribunal de Contas da União) e mãe de Eduardo Campos, Ana Arraes, ter rejeitado uma multa contra a entidade, hoje comandada pela família do secretário de Saúde de Pernambuco, Antonio Figueira (PSB). Ana foi relatora do processo e apresentou relatório contra parecer técnico que pedia a aplicação de multa de até R$ 43 mil ao instituto, por descumprimento de uma determinação do tribunal. Figueira presidiu a entidade até 2010.

Leia mais colunas do Mosaico Político

O que não foi divulgado é que um dos fundadores do Imip é Flavio Accioly Campos, irmão de Maximiano Campos, pai de Eduardo Campos. Flavio, cunhado da ministra Ana Arraes, fundou a entidade junto com Fernando Figueira, pai do atual secretário de Saúde, já falecido. Ele é presidente de honra do Imip (in memorian). Um irmão de Ana Arraes e tio de Eduardo Campos, o médico Luís Claudio Arraes de Alencar, é, segundo o Currículo Lattes, coordenador do Centro de Pesquisa Clínica do Imip. Seu nome, no entanto, não aparece hoje no expediente do Imip. A entidade administra importantes hospitais da rede de Pernambuco: Metropolitano, Dom Hélder, Câmara, Dom Malan e Pelópidas Silveira. Gere também seis unidades de pronto-atendimento – as Upas de Olinda, Paulista, Igarassu, Barra de Jangada, Jaboatão Velho e Santo Agostinho.

Haddad quer contratar usuários da Cracolândia

Satisfeito com os resultados da operação para retirar moradores que viviam em barracas na rua na área da cracolândia, em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad (PT) pretende ampliá-la para outras regiões da cidade, como o Parque Dom Pedro II e o Minhocão. Haddad também quer recrutar usuários da Cracolândia para trabalhar dentro na prefeitura, em funções como a de garçom.

Desistência de Marin sob suspeita

Dirigentes de futebol em São Paulo desconfiam da decisão do presidente da CBF, José Maria Marin, de não concorrer à reeleição e apoiar, na disputa em abril, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero. Acreditam que, na última hora, ele pode descartar Del Nero e assumir a candidatura. Essa possibilidade torna-se ainda mais factível com a reeleição ontem de Del Nero para a Federação Paulista. Ele já estaria se garantindo.

PP gaúcho quer apoiar Campos ou Aécio

Apesar de não confirmar a candidatura da senadora Ana Amélia (PP-RS) ao governo, a legenda no Estado já articula a coligação. Apesar de admitir o papel importante do partido no governo Dilma Rousseff - o controle do Ministério das Cidades -, querem a neutralidade nacional do partido, para apoiar quem quiserem. Conhecedora da política gaúcha, Dilma sabe que dificilmente o PP de lá a apoiará, mas prefere que fiquem neutros. Na eleição passada, estiveram com José Serra (PSDB). Agora, querem decidir entre Aécio Neves e Eduardo Campos (PSB), conforme a coligação estadual. Preveem que o grande rival será o governador Tarso Genro (PT).

De olho na vice

Deputado federal desde 1975, Inocêncio de Oliveira (PR-PE) anunciou sua aposentadoria, mas não deixa a política. Ele suspendeu os atendimentos a correligionários em razão de uma cirurgia de catarata, mas já avisou que está “vendo com clareza os lances da sucessão estadual e federal”.

Agripino Maia, senador (DEM-RN), sobre possíveis alianças nos estados com partidos da base do governo federal: "A aliança no plano estadual vale com o partido que mais convém do ponto de vista eleitoral. Mas é claro que a única restrição é o PT".

Leia tudo sobre: mosaico políticoeduardo campospernambucoana arraestcu

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas