José Américo assume comunicação do PT em meio a disputa

Por Brasil Econômico - Gilberto Nascimento |

compartilhe

Tamanho do texto

Uma das primeiras ações dele no novo cargo é articular o formato da participação de Lula e Dilma, candidata à reeleição, nos programas estaduais de TV do partido

Brasil Econômico

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Américo Dias, assume oficialmente nesta sexta-feira a Secretaria Nacional de Comunicação do PT. Uma das primeiras ações dele no novo cargo é articular o formato da participação do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, nos programas estaduais de TV do partido. O dirigente destaca que os petistas têm direito à campanha institucional de TV na maioria dos estados entre os meses de fevereiro e abril. A ideia é usar a imagem de ambos e de seus governos como símbolos das políticas defendidas e praticadas pelo partido. Além de líderes partidários regionais, o formato deve ser discutido também com o marqueteiro João Santana e o jornalista Franklin Martins, que devem cuidar da comunicação da campanha presidencial.

O vereador dá como certa a participação de Franklin Martins, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação do governo Lula, na campanha de Dilma. O ex-ministro nega que tenha conversas com a direção nacional do PT para colaborar com a campanha. José Américo assume o cargo pouco depois da crise provocada pela divulgação no perfil oficial do partido em redes sociais de um texto sem assinatura com críticas pessoais ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), antigo aliado que será adversário nas eleições. Os perfis do partido nas redes sociais vêm sendo comandados pelo vice-presidente Alberto Cantalice, que teria aprovado a publicação. O vice-presidente pretende continuar cuidando das redes sociais, que não seriam integradas às estratégias de comunicação. José Américo diz que Cantalice tem atuado na área “por enquanto”.

O bem-amado secretário de Haddad

Se for confirmado na Casa Civil do governo federal, o ministro Aloizio Mercadante ouvirá as demandas da Prefeitura de São Paulo de um aliado. Chico Macena, atual secretário de Subprefeituras, deve assumir a Secretaria de Governo da gestão de Fernando Haddad. Macena é considerado próximo também do ministro Alexandre Padilha, que será candidato do PT a governador.

PSDB-SP: “Vice pode esperar”

Para o deputado Duarte Nogueira, presidente estadual do PSDB paulista, o partido não deve decidir agora quem será o vice do governador Geraldo Alckmin, que vai disputar a reeleição. Ele diz que o momento é de negociar com os partidos da base que não terão candidatos ao governo.

Aeroportos: Autorização revogada

A Secretaria Nacional de Aviação Civil revogou a decisão publicada na semana passada que permitia a concessão à iniciativa privada de cinco aeroportos paulistas usados pela aviação executiva: Jundiaí, Bragança Paulista, Campinas (Amarais), Ubatuba e Itanhaém. Os aeroportos atualmente são administrados pelo governo de São Paulo, que conduzia um processo licitatório para a concessão dos cinco por 30 anos. O governo paulista manifestou “perplexidade” com a nova decisão.

Encontro pede reabilitação de Padre Cícero

O 13º. Encontro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), encerrado no sábado em Juazeiro do Norte (CE), foi marcado por manifestações em apoio à reabilitação de Padre Cícero, um ícone da religiosidade cearense, morto há 79 anos. Visto pelos nordestinos como um santo milagreiro, o Padim Ciço passou a atrair multidões. A Santa Sé o acusou de “herege” e “insubordinado”. O italiano dom Fernando Panico, bispo da diocese de Crato, cidade vizinha, é responsável pelo processo encaminhado ao Vaticano que resgata a sua imagem. Ainda hoje, Padre Cícero reúne dois milhões de romeiros ao ano em Juazeiro. Agora, ele pode ser beatificado e canonizado. Pelo povo, já foi.

“Tudo é prioridade atualmente. Mas por enquanto vou ficar quieto. Falo na hora certa”

Xico Graziano, ex-deputado, escolhido para ser coordenador da campanha de Aécio Neves na internet

Leia tudo sobre: mosaico político

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas