PRB cresce e terá puxadores de votos como Russomanno e Sérgio Reis

Por Brasil Econômico - Gilberto Nascimento | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Impulsionado pela Igreja Universal e pela TV Record, ambas chefiadas pelo bispo Edir Macedo, o partido deve eleger mais deputados federais do que PTB e PDT

Brasil Econômico

Observadores da política avaliam que o PRB (Partido Republicano Brasileiro) deve ultrapassar, já nas próximas eleições, partidos como o PTB e o PDT. Impulsionado pela Igreja Universal do Reino de Deus e pela TV Record - instituições chefiadas pelo bispo Edir Macedo -, o partido deve eleger mais deputados federais do que as duas tradicionais legendas de origem trabalhista. O partido de Macedo é o líder nas pesquisas no momento para o governo do Rio com a candidatura do senador (e também bispo) Marcelo Crivella. Em São Paulo, o PRB contará com puxadores de votos para a Câmara dos Deputados como o apresentador de tevê Celso Russomanno, que concorreu à prefeitura paulistana nas últimas eleições, e o cantor sertanejo Sergio Reis.

Conheça a nova home do Último Segundo

Leia outras colunas do Mosaico Político

Russomanno liderou as pesquisas para a prefeitura durante meses, mas caiu na reta final. Sergio Reis, astro de novelas como Rei do Gado e identificado com o homem do campo (apesar de ter nascido na zona norte paulistana) é uma grande aposta. Para a Assembleia de São Paulo, o PRB lançará a cantora Sula Miranda e a locutora gospel Grace Pereira. Terá ainda em seus quadros opções como o humorista e vereador em Mauá Batoré, o ex-BBB Kleber Bambam e o estilista Ronaldo Ésper. E conta com as lideranças da Universal, como o bispo Antonio Bulhões - ex-apresentador do programa “Fala que eu escuto” - e o pastor Otoniel Lima, deputados federais e candidatos à reeleição. Ainda para a Assembléia paulista, terá os religiosos Gilmaci Santos e Sebastião Santos. Hoje, o PRB conta com dez deputados federais e um senador.

Valdemiro quer criar bancada

O apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus – concorrente da Universal – também quer aumentar o seu poder político. Sua igreja pretende lançar ao menos 20 candidatos a deputado federal e outros 20 a estadual. Em São Paulo, concorrem o missionário e presidente do PP, José Olimpio, para a Câmara, e seu filho, Rodrigo Moraes (PSC), à Assembleia. Ricardo Arruda (PSC) sai a estadual no Paraná.

Petistas e Argello disputam vaga

No DF, Geraldo Magela, novo secretário-geral do PT, e Chico Leite, deputado distrital, disputam a indicação na chapa petista ao Senado. Mas o aliado Gim Argello (PTB) também busca a reeleição e quer a vaga na mesma chapa. Argello é o único a apoiar o governo Agnelo no Senado. O PT só decidirá quem será o candidato em convenção no próximo ano.

Pernambuco garante clubes

O governo de Pernambuco continuará subsidiando o campeonato de futebol no Estado, por meio do programa “Todos com a Nota”. Com a iniciativa, a população de baixa renda tem tido acesso aos estádios.

Jovens discutem saúde na periferia

Adolescentes de todo o país agora têm um espaço para debater temas ligados à saúde e às necessidades das comunidades em que moram. O Geral na Saúde, projeto de responsabilidade social da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), criou um blog colaborativo para jovens debaterem essas questões. Os adolescentes moram em torno de unidades básicas de saúde, como as dos bairros de Parelheiros e Capela do Socorro, na zona sul paulistana.

Após denúncias, Chalita se conforma com candidatura à Câmara

Depois da grande exposição na mídia como candidato a prefeito de São Paulo, o deputado Gabriel Chalita (PMDB) sonhava em concorrer ao governo ou ao Senado. Nem admitia disputar outro cargo. Mas foi abatido por denúncias de que teria recebido propinas de um grupo privado quando secretário de Educação no governo tucano. Agora, conformado, busca a reeleição.

Sergio Cabral (PMDB), governador do Rio, ao anunciar que passará o bastão para o seu vice, Pezão: “Tenho a certeza de que ele dará continuidade a tudo isso"


Leia tudo sobre: mosaico político

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas