Grupo de prefeitos realiza protesto na Câmara

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Eles pedem mais recursos para os municípios e tentam se reunir com presidente da Câmara, Henrique Alves

Um grupo de prefeitos ligados à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realizou um protesto no início da tarde desta terça-feira (10), no Salão Verde da Câmara dos Deputados. O grupo é liderado pelo presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, e pede mais recursos para os municípios. Segundo a CNM, mais de 600 prefeitos participam da manifestação.

Conheça a nova home do Último Segundo

Agência Câmara
Cerca de 600 prefeitos protestam na Câmara por mais recursos e provocam tumulto


Dentre os projetos que os prefeitos querem ver aprovados, está o que destina um adicional de 2% ao Fundo de Participação dos Municípios. Os prefeitos também querem a troca do fator de reajuste do piso nacional do magistério.

São centenas de prefeitos que participam do protesto. Eles tentam se reunir com o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves. Eles gritam "prefeitos unidos jamais serão vencidos" e também "cadê o presidente". Uma barreira de segurança se formou em frente à porta de acesso do gabinete de Alves.

No mês passado, em debate sobre a situação financeira dos municípios, o presidente da Câmara afirmou que pretende agilizar a tramitação da PEC e assumiu o compromisso de instalar a comissão especial para analisa-la assim que o texto for aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara.

A PEC aumenta de 23,5% para 25,5% a participação do FPM na distribuição total da arrecadação do governo federal com o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industriais (IPI).

Com Agência Estado e Agência Câmara

Leia tudo sobre: prefeitosprotestocâmara

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas