Saiba como e em quem votar para o Conselho Participativo neste domingo

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Cada eleitor pode escolher até cinco candidatos na urna para compor o conselho de sua subprefeitura

Os paulistanos vão às urnas neste domingo (8) para eleger os primeiros membros do Conselho Participativo, órgão lançado pela Prefeitura de São Paulo para ampliar a participação dos cidadãos na elaboração de políticas públicas para a cidade.

Conheça a home do Último Segundo

Cada eleitor pode votar em até cinco candidatos para compor o conselho de sua subprefeitura. Para votar, é preciso ser maior de 16 anos, portador de título de eleitor e comparecer até o seu posto de votação com um documento oficial com foto. Para descobrir o local de votação, é preciso informar o número do título de eleitor no site oficial do Conselho Participativo ou, se souber o nome da escola em que vota nas eleições regulares, procurar na lista disponibilizada pela Prefeitura. O voto não é obrigatório.

Os nomes e números dos candidatos estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura e podem ser levados anotados em um papel. O resultado das eleições deve ser conhecido ainda no domingo.

Leia mais:

Prefeitura flexibiliza regras para eleger conselho de cidadãos em São Paulo

Áreas nobres têm menos interesse que periferia em disputar conselhos

Vereador ameaça ir à Justiça para garantir poder a Conselho Participativo de SP

Entenda o que é o Conselho Participativo

O novo órgão será dividido em 96 subconselhos distritais, cada um com no mínimo cinco membros eleitos diretamente, número que pode variar de acordo com a população dos bairros englobados. A proporção é de 1 conselheiro para cada 10 mil habitantes. Os mais de mil conselheiros servirão como representantes da sociedade civil nas subprefeituras, onde atuarão como consultores. A posse dos novos conselheiros será no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade.

As eleições terão um custo de R$ 7,2 milhões, e serão realizadas em uma parceria entre Prefeitura e o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Serão usadas 8.780 urnas, em 271 pontos de votação, supervisionados por 26.340 funcionários. Ao todo, o eleitor pode escolher entre os 2.855 candidatos, não restringindo seu voto ao seu bairro.

Leia tudo sobre: Conselho Participativoigsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas