Câmara aprova texto que adapta regimento ao voto aberto

Por Agência Estado |

compartilhe

Tamanho do texto

Com o projeto de resolução, foi incluída a expressão "em votação ostensiva (aberta)" para os processos de perda de mandato

Agência Estado

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (03) um projeto de resolução que ajusta o regimento interno da Casa à emenda à Constituição que acabou com as votações secretas nos casos de perda de mandato parlamentar.

O objetivo é não dar margem para possíveis questionamentos jurídicos, uma vez que a emenda promulgada na semana passada apenas retirou do texto constitucional a determinação que essas deliberações ocorreriam pelo voto secreto. Como o regimento interno da Casa ainda prevê o voto secreto no caso de perda de mandato, na avaliação de advogados ouvidos pelo Broadcast Político na semana passada, isso poderia criar um vácuo jurídico passível de ser contestado.

Leia também: Ministro vai ao Senado e ouve críticas sobre 'ação política' no caso Siemens

Promotor vê indício de cartel e pede suspensão de contratos do Metrô de SP

Com o projeto de resolução agora aprovado, foi incluído ao regimento da Casa a expressão "em votação ostensiva (aberta)" para os processos de perda de mandato. A emenda do voto aberto foi promulgada na semana passada e também acabou com as deliberações secretas nos casos de apreciação de vetos presidenciais.

Tramitação

Como uma resposta ao mal-estar gerado pela absolvição em Plenário do deputado condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e preso no complexo penitenciário da Papuda, Natan Donadon (sem partido-RO), numa votação secreta realizada no final de agosto, a Câmara aprovou o voto aberto para todas as decisões do Legislativo. Quando foi ao Senado, no entanto, ocorreram alterações ao texto para limitar a abrangência da PEC. Um dos objetivos era preservar o voto sigiloso nos casos de indicação de autoridades, uma das prerrogativas dos senadores.

Leia tudo sobre: voto secretopec do voto secretocâmara

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas