Pedro Dallari é o novo coordenador da Comissão Nacional da Verdade

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Dallari substitui o advogado e ex-ministro José Carlos Dias, que exerceu a função entre agosto e novembro

Agência Brasil

O advogado e professor universitário Pedro Dallari foi eleito hoje (25) coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV). A coordenação da CNV é ocupada de forma rotativa por seus membros a cada três meses. Sexto coordenador do colegiado, Dallari substitui o advogado e ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, que exerceu a função entre agosto e novembro deste ano.

Pedro Dallari: Revisão da Lei de Anistia depende da sociedade

Viúva de Jango diz que exumação é 'resgate da memória'

O primeiro coordenador da comissão, Gilson Dipp, deveria permanecer no cargo por seis meses, mas, por motivos de saúde, licenciou-se em setembro de 2012 e foi substituído pelo ex-procurador-geral da República, Claudio Fonteles, que, em seguida, exerceu mandato efetivo até fevereiro deste ano.

Dallari foi nomeado membro do colegiado em setembro deste ano pela presidenta Dilma Rousseff, após a saída de Fonteles, que renunciou ao cargo no dia 18 de junho, alegando motivos pessoais. Na CNV, Dallari exerce a função de coordenador do relatório da Comissão da Verdade.

Criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012, a CNV tem por finalidade apurar violações de direitos humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.

Leia tudo sobre: comissão da verdadepedro dallari

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas