Rui Falcão é reeleito presidente do PT

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Deputado recebeu apoio das principais correntes do partido e terá como missão construir alianças para 2014

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, foi reeleito para comandar o partido por mais quatro anos. O resultado do Processo de Eleição Direta (PED) foi anunciado nesta terça-feira (12).

Conheça a nova home do Último Segundo

Articulador do Movimento PT vai pedir o fim das eleições diretas no partido

AE
Reeleito, Falcão terá como missão unir a legenda e costurar alianças estaduais

De acordo com balanço divulgado pelo partido, Rui Falcão recebeu mais de 70% dos votos válidos e cumprirá mandato de quatro anos na presidência do PT. Em segundo lugar ficou o secretário-geral do partido, deputado federal Paulo Teixeira (SP), da chapa "Mensagem ao Partido", com cerca de 19,8% dos votos.

Ao todo, 806 mil dos 1,7 milhão de filiados ao PT estavam aptos a participar da votação.

Em vídeo postado após a confirmação da vitória, Falcão prega unidade do partido para “estarmos juntos em 2014 e eleger a presidenta Dilma e dar continuidade ao projeto nacional iniciado por Lula”. Falcão foi alvo de críticas durante a disputa e vai trabalhar para unir a sigla. “Momento é de construir unidade partidária nos dirigir, de forma mais enfática para a juventude e movimentos sociais”, afirmou.

Falcão assumiu a presidência em 2011 no lugar de José Eduardo Dutra, que deixou o comando do PT por problemas de saúde, e terá como principal missão unir a legenda no ano eleitoral e construir alianças estaduais fortes para garantir a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Leia mais: Números preliminares indicam alta abstenção nas eleições do PT

Ele recebeu apoio das principais correntes do PT, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma, que participaram da votação no domingo.

Após 11 anos no comando do governo federal, o PT ainda enfrenta um dilema para manter suas bandeiras históricas e enfrentar ao mesmo tempo o pragmatismo político imposto a quem governa o país.

Com Reuters e Agência Brasil


Leia tudo sobre: rui falcãoptpedeleição interna

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas