PSB e Rede começam a discutir programa

Por Brasil Econômico - Gilberto Nascimento |

compartilhe

Tamanho do texto

Os temas a serem discutidos são o desenvolvimento sustentável, a "democratização da democracia" e os avanços nas conquistas econômicas e sociais do Brasil

Brasil Econômico

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-ministra Marina Silva participam hoje, no Espaço do Bosque, na zona oeste de São Paulo, de um encontro "programático" - como define a Rede Sustentabilidade -, cujo objetivo é discutir um documento comum para a construção do programa de governo da aliança com o PSB . Nessa reunião, segundo o deputado Walter Feldman, ex-tucano e quadro da Rede (agora filiado ao PSB), ninguém vai falar de candidaturas, tempo de televisão ou financiamento de campanha. Os temas a serem discutidos são o desenvolvimento sustentável, a "democratização da democracia" (um jargão dos seguidores de Marina) e os avanços nas conquistas econômicas e sociais do Brasil. Participarão do encontro 150 lideranças dos dois grupos.

Conheça a nova home do Último Segundo

Leia outras colunas do Mosaico Político

Campos e Marina falarão na abertura do encontro e, depois, dez grupos temáticos serão formados para discussão. Ao final, serão apresentadas as conclusões. Em breve, virão outros encontros, inclusive nos estados e municípios. "Vamos sintonizar as linhas. E discutir o que o Brasil precisa, em vez de nomes e candidaturas", diz Feldman. Com a rejeição pelo Tribunal Superior Eleitoral do pedido de criação da Rede e a filiação de Marina ao PSB, as teses de seu grupo político deverão ser incorporadas pelo partido comandado por Campos. O desafio é sair daí uma proposta comum. A elaboração do projeto político nacional do PSB, por decisão de Campos, ficou a cargo do ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que deixou o governo Dilma recentemente. Temas como o casamento de homossexuais podem gerar divergências.

PSB em São Paulo tende a ficar com Alckmin

O assunto não vai ser discutido hoje, mas há grande expectativa sobre a posição da aliança PSB-Rede em São Paulo. A tendência, no momento, é de o PSB se aliar a Alckmin (PSDB) e a Rede seguir outro caminho. Mas, no PSB, Walter Feldman e Luiza Erundina pensam em ser candidatos.

O cardeal da resistência

O jornalista Ricardo Carvalho lançou o livro “O Cardeal da Resistência – as muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns (Editora Instituto Vladimir Herzog), que conta a vida do ex-arcebispo de São Paulo. O religioso se tornou um dos mais fortes símbolos de resistência ao regime militar no Brasil. O livro traz depoimentos, entre outros, de Fernando Morais, Frei Betto, Leonardo Boff, Dalmo Dallari e José Carlos Dias. Aos 92 anos, hoje arcebispo emérito, dom Paulo mora em um convento da Congregação Franciscana da Ação Pastoral, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Vive recluso. Não participa de eventos públicos nem dá entrevistas. Tem problemas de saúde. Mas recebe amigos em datas especiais e lê sobre política e religião diariamente.

Leandro do KLB cria o “Dia do MMA”

O deputado estadual paulista Leandro KLB (do PSD) apresentou projeto que cria o “Dia do MMA” (artes marciais mistas), a ser comemorado em 15 de março. O principal ponto de seu projeto, no entanto, é a regulamentação da prática da luta. Presidente da Comissão de Assuntos Desportivos, o vocalista do grupo KLB diz que o MMA é uma “ferramenta de promoção social, com benefícios à saúde física e mental”.

Secretário do DEM também almeja vice de Alckmin

Rodrigo Garcia (DEM), secretário de Desenvolvimento Social do governo Alckmin, também sonha com a vaga de vice do tucano, na disputa pela reeleição. Garcia é deputado federal licenciado e foi eleito com 226 mil votos, entre os dez mais votados do estado. Seus aliados admitem que o PSB ganhou mais força na disputa pela indicação, após a aliança com Marina.

Edmundo Leite, biógrafo de Raul Seixas, criticando artistas contrários à publicação de biografias não autorizadas: “É uma vergonha que artistas que sofreram com a ditadura defendam uma causa como essa”


Leia tudo sobre: mosaico político

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas