Governo elaborou estudo sobre fim das Docas

Por Brasil Econômico - Gilberto Nascimento |

compartilhe

Tamanho do texto

Objetivo é extinguir as oito empresas no País e criar a Docas Brasil. Proposta prevê até demissão voluntária

Brasil Econômico

O governo apresentou a empresários, sindicalistas e técnicos do setor, há dois meses, um projeto sobre a unificação das Companhias Docas. O objetivo do estudo é extinguir as oito empresas no País e criar a Docas Brasil. A coluna teve acesso ao documento. Com a proposta, haveria um único presidente para a Docas (em vez de oito). O número de diretores executivos cairia de 22 para quatro, e o de conselheiros de administração de 41 para seis. Dos atuais 33 conselheiros fiscais, sobrariam três. A informação foi publicada pela coluna, na edição de 11 de outubro. O ministro interino dos Portos, Antonio Henrique Pinheiro Silveira, procurou a coluna para desmentir a informação. "Não existe isso. Não há essa discussão", garantiu. Segundo ele, teria existido apenas a sugestão de Secretarias dos Portos Regionais.

Conheça a nova home do Último Segundo

Leia outras colunas do Mosaico Político

Essa proposta teria surgido em meio às discussões sobre a modernização de gestão das Companhias Docas. Mas foi deixada de lado, de acordo com o ministro. “Foi uma teoria, lá atrás. Faz tempo. A discussão acabou”, afirmou. Há dois meses, no entanto, a ideia de unificação das Docas continuava em debate. O estudo, com 30 páginas, foi elaborado pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) do Ministério do Planejamento. Recebeu o nome de “Reestruturação Organizacional, Unificação de Processos e Renovação da Força de Trabalho”. A Docas Brasil já tinha até logotipo. O estudo prevê um programa de demissão voluntária. Numa simulação, dos atuais 3.818 empregados das Docas, 1.382 poderiam aderir ao programa. O custo seria de R$ 257 milhões. A assessoria da Secretaria dos Portos foi procurada, mas não retornou.

PT queria encerrar aliança antes

Dirigentes do PT dizem que a aliança com o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), já deveria ter sido encerrada há muito tempo. Segundo a cúpula petista, Cabral está “demasiadamente desgastado” e sua relação com grupos sociais próximos ao PT, como os professores, “ficou insustentável”.

PSDB admite que ajudou a Rede

Ao criticar o deputado Walter Feldman, quadro da Rede, por tentar implodir a aliança entre o PSDB e o PSB em São Paulo, um importante dirigente tucano lembrou que seu partido ajudou o grupo de Marina a coletar assinaturas para a legalização, principalmente no interior.

Vaga de vice de Alckmin é cobiçada

Três partidos - PSB, PTB e DEM - se movimentam em São Paulo em busca da vaga de vice de Geraldo Alckmin (PSDB) na chapa ao governo. O PSB tem mais chances. Mas Márcio França quer ser o vice, Walter Feldman (da rede) quer concorrer ao governo e a ex-prefeita Luiza Erundina prefere a candidatura própria ou aliança com o PT.

Temer em jantar com empresários

O empresário João Doria Jr. Irá oferecer um jantar ao vice-presidente da República, Michel Temer, na quinta-feira, em sua residência, em São Paulo. Outros importantes empresários estarão presentes, entre eles, Hélio Magalhães, do Citibank; Vasco Luce, da Pepsico; Flávio Rocha, da Riachuelo; Guilherme Paulus, da CVC; e Sônia Hess de Souza, da Dudalina.

Comissão da Verdade vai ouvir bispo sobre censura a jornal

A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo vai colher o depoimento, na quarta-feira, do bispo dom Angélico Sândalo Bernardino sobre a atuação do jornal O São Paulo, órgão oficial da Arquidiocese paulista. Dom Angélico era diretor da publicação, a última a deixar de ter censura prévia no País. O jornal se destacou na defesa dos direitos humanos.

Luiz Antonio Fleury Filho (PMDB), ex-governador de São Paulo, sobre comentários de que o candidato Paulo Skaf teria oferecido palanque a Eduardo Campos: "Eleição agora só interessa aos políticos, jornalistas e fofoqueiros de plantão”


Leia tudo sobre: mosaico politicoDocasPortosministériogoverno federal

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas