Conselho de Ética aprova novo processo de cassação contra Donadon

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Essa é a segunda vez que o deputado, condenado pelo STF e preso, vira alvo de cassação na Câmara

O Conselho de Ética da Câmara aprovou nesta quarta-feira (25), por unanimidade, a abertura de mais um processo por quebra de decoro contra o deputado afastado Natan Donadon (sem partido-RO), condenado a 13 anos por desvios e preso em Brasília.

É a segunda vez que Donadon vira alvo de cassação. Da primeira, conseguiu escapar em votação no plenário da Câmara.

Leia mais: STF suspende sessão que manteve mandato de Natan Donadon

Entenda: Câmara absolve Natan Donadon do processo de cassação do mandato

Os 13 membros do colegiado seguiram o voto do relator deputado José Carlos Araújo (PSD-BA) a favor da representação apresentada pelo PSB. Com a decisão, ele será notificado e terá dez dias para apresentar defesa ao Conselho de Ética. 

Agência Câmara
Condenado, Donadon cumpre pena de 13 anos na Penitenciária da Papuda, em Brasília

No último dia 28, após o plenário da Câmara absolver Donadon, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou seu afastamento e apresentou com urgência a PEC que institui o voto aberto nas votações. A proposta foi aprovada na Câmara e agora está no Senado.

Donadon, o primeiro deputado preso por determinação do STF desde a Constituição de 1988, está na penitenciária da Papuda, em Brasília, desde o final de junho. Ele foi condenado por peculato e formação de quadrilha a 13 anos, quatro meses e dez dias de prisão por desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia, quando era diretor financeiro da instituição.

A sessão que livrou Donadon foi suspensa pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso suspendeu a sessão da Câmara até que o plenário da Corte julgue o mérito da ação movida pelo líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP).

Com Agência Câmara 

Leia tudo sobre: natan donadoncâmaracassaçãoconselho de ética

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas