8.557 reprovaram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu pela validade dos embargos infringentes. Outros 3.214 internautas votaram a favor

A maioria dos internautas do iG não concordam com a reabertura do julgamento do mensalão, mostra enquete. Dos 41.771 votos da enquete, 38.557 reprovaram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu pela validade dos embargos infringentes. Os embargos abrem a possibilidade de que os 12 condenados que tiveram pelo menos quatro votos pela absolvição tenham seus casos reanalisados. Outros 3.214 internautas votaram que concordavam com o novo julgamento. 

Entenda:

STF reabre mensalão e aumentam chances de petistas se livrarem de regime fechado

Fux será o relator dos embargos infringentes

Embargos infringentes restabelecem garantia jurídica do Supremo


Entenda como os embargos infringentes podem beneficiar os réus do mensalão

O voto do decano Celso de Mello, último a votar no STF, decidiu pela validade dos embargos na última quarta-feira (18). O ministro Luiz Fux será o relator dos embargos infringentes. O recurso aumenta as chances de o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente da Câmara o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares se livrarem da prisão em regime fechado .

Ainda não há data para o início do julgamento dos embargos infringentes, mas existe a possibilidade de que ele seja realizado apenas no segundo semestre do ano que vem, em paralelo à campanha presidencial de 2014 . Somente depois do julgamento desses recursos é que será discutida a possibilidade de prisão dos réus que tem direito a reabertura dos seus casos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.