PSDB cobra punição sobre denúncia em porto comandado pelo PT

Por Brasil Econômico - Gilberto Nascimento |

compartilhe

Tamanho do texto

Gestores do porto público de Laguna, alvo de investigação, foram indicados por petistas; as nomeações são atribuídas à ministra Ideli Salvatti, que nega

Brasil Econômico

O presidente do PSDB de São Paulo, deputado Duarte Nogueira, disse que seu partido irá acompanhar o processo sobre denúncias de desvios e superfaturamento no porto público de Laguna, em Santa Catarina, administrado pela Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo). “Vamos acompanhar a apuração e cobrar celeridade. Que os atos ilícitos sejam apurados, os responsáveis punidos e haja o ressarcimento aos cofres públicos, na forma da lei”, afirmou Nogueira. O aparelhamento do Estado, em benefício de interesses partidários, tem se tornado uma regra e não a exceção”, acrescentou. Os gestores do porto foram indicados pelo PT. As nomeações são atribuídas à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Ideli nega.

Leia outras colunas do Mosaico Político

Leia mais:

Porto comandado pelo PT é alvo de denúncia de superfaturamento

Petista pediu cargos à ministra Ideli em porto alvo de denúncia

Questionada sobre uma carta em que um dirigente da CNB (Construindo um Novo Brasil) – corrente petista – lhe pede cargos, a ministra, por meio de sua assessoria, voltou a afirmar que as nomeações no porto são de responsabilidade da gestão anterior do PT na cidade. “E não há nenhum documento com este teor protocolado oficialmente na Secretaria de Relações Institucionais”, informou a assessoria. No governo federal, há a intenção de mudar a diretoria do porto. Haveria resistências justamente na Secretaria de Relações Institucionais. O diretor-geral substituto da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Pedro Brito, encaminhou ofício à Secretaria Nacional de Portos, em maio, sugerindo “a desvinculação do Porto de Laguna da espera de competência” da Codesp e da própria Secretaria. O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, não retornou os telefonemas.

Fonte estranha notícia sobre roubo de dados

Uma fonte próxima à direção da Petrobras questionou a repercussão sobre o roubo de dados da Petrobras pela NSA, lembrando que a tecnologia de exploração em águas profundas é conhecida - e em muitos casos, desenvolvida em conjunto – por empresas privadas, várias americanas.

Dados se tornam públicos

Muitas dessas empresas privadas e americanas prestam serviços à Petrobras. A fonte lembrou ainda que os dados geológicos se tornam públicos após algum tempo e podem ser acessados junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Petrobras diz ter sistemas de proteção

A Petrobras afirmou que dispõe de sistemas altamente qualificados e permanentemente atualizados para a proteção de sua rede de computadores. Diz executar os procedimentos reconhecidos como “as melhores práticas na proteção de sua rede interna”.

Marina Silva, da Rede, ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, sobre o risco de volta da inflação: Temos um problema que compromete alguns dos instrumentos mais importantes para o equilíbrio, que são o tripé meta de inflação, câmbio flutuante e superávit primário",

PMDB diz que está com Skaf

Em reunião de sua executiva ontem, o PMDB paulista definiu uma posição oficial em apoio à candidatura ao governo de São Paulo do presidente da Fiesp, Paulo Skaf. O partido garante estar ao lado de Skaf, que aparece em segundo lugar em pesquisas. A direção do PMDB se dizia incomodada com o fato de seguidas reportagens anunciarem negociações com o PSDB. “Não há hipótese de o PMDB não ter candidato próprio. E esse nome é Skaf”, assegurou Baleia Rossi, deputado e presidente do PMDB paulista.

Partido recebe a adesão de cantor e irmão de jovem assassinada

No mesmo encontro, o partido recebeu a adesão de Frank Aguiar, ex-PTB e vice-prefeito de São Bernardo, e de Marcio Nakashima, irmão da advogada Mércia Nakashima, assassinada há três anos pelo ex-policial Mizael Bispo dos Santos. Frank e Marcio serão candidatos a deputado federal.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas