A um dia do fim do prazo, PT tem 360 mil aptos a votar nas eleições internas

Por Ricardo Galhardo - São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Filiados vão escolher o próximo presidente nacional do partido, que coordenará a campanha à reeleição de Dilma

Faltando apenas um dia para o fim do prazo, 360 mil militantes petistas pagaram as contribuições ao partido e, portanto estão aptos a votar no Processo de Eleição Direta (PED) de novembro. O número corresponde a 21% dos 1,7 milhão de filiados do partido.

Leia também:

Críticas ao PMDB e ao novo 'Campo Majoritário' marcam debate do PT

PT tem nome para disputa em 18 Estados

A meta da direção petista é superar ou no mínimo igualar os 518 mil que votaram no PED de 2009, equivalentes a 38% dos 1,35 milhão de filados do PT na época.

Segundo a secretaria nacional de Organização do PT, 110 mil pagamentos (30% do total) foram efetuados nos últimos dois dias. Na terça-feira, o número de eleitores aptos era de aproximadamente 250 mil.

AE
Atual presidente, Rui Falcão (dir.) é o favorito nas eleições internas

"Já esperávamos esta correria na reta final. Muita gente deixa para a última hora", disse o secretário de Organização, Florisvaldo Souza.

De acordo com ele a meta está mantida mas em conversas reservadas dirigentes petistas admitem a possibilidade de um quórum menor do que em 2009. O principal motivo é o aumento das exigências aprovado no 4º Congresso Nacional do PT, em 2011, proibindo os pagamentos coletivos das contribuições partidárias.

Desde então, além de pagar pessoalmente a contribuição, cujo valor mínimo é R$ 10 por semestre, o filiado é obrigado a participar de atividades partidárias para poder votar. O objetivo é coibir denúncias de pagamentos em massa e filiações artificiais registradas em outras eleições.

O PED vai escolher o próximo presidente nacional do PT --que vai coordenar a campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff-- além de 1.600 delegados para o 5o Congresso Nacional do partido, previsto para fevereiro de 2014, e outros 55 mil cargos de direção.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas