José Carlos Dias será novo coordenador da Comissão Nacional da Verdade

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

A coordenação funciona de maneira rotativa. Cada coordenador permanece na função durante três meses

Agência Brasil

O advogado criminalista José Carlos Dias será o novo coordenador da Comissão Nacional da Verdade. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela atual coordenadora da comissão, Rosa Cardoso, durante audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Leia também:
Conflito racha Comissão da Verdade
Advogados tomam a última trincheira da ditadura em São Paulo

“Essa comissão [coordenada por ela] iria até o dia 15 de agosto, mas não houve ainda uma sessão posterior ao dia 15. Primeiro li a notícia no jornal [sobre a comissão ser assumida por José Carlos Dias]. Depois, o próprio José Carlos Dias me procurou e me informou que seu nome tinha sido pensado pelos companheiros e que ele seria, neste momento, a pessoa mais adequada para coordenar a comissão”, confirmou Rosa Cardoso.

Extermínio e tortura tiveram aval dos presidentes militares

Divulgação
José Carlos Dias é advogado criminalista formado pela Universidade de São Paulo

Rosa Cardoso, advogada e professora universitária, teve atuação destacada na defesa de presos políticos da ditadura militar e assumiu a coordenação da comissão em maio deste ano. A coordenação funciona de maneira rotativa. Cada coordenador permanece na função durante três meses, sendo permitida uma recondução. Antes de Rosa Cardoso, a comissão era coordenada por Paulo Sérgio Pinheiro.

José Carlos Dias é advogado criminalista formado pela Universidade de São Paulo. Durante a ditadura defendeu presos políticos, atuando diretamente na Justiça Militar. Dias foi secretário da Justiça de São Paulo, entre 1983 e 1986, e Ministro da Justiça, entre 1999 e 2000. Ele é conselheiro e foi presidente da Comissão de Justiça e Paz de São Paulo.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas