Perfil de Dirceu no ranking de poderosos do iG é o mais polêmico da semana

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Internautas usaram sistema de comentários para travar debates políticos. Perfil mais lido foi o de Abílio Diniz

Embora não ocupe mais nenhum cargo público e seja réu condenado do mensalão, José Dirceu foi classificado na 46ª posição do ranking de mais poderosos do País, que é publicado diariamente há três semanas pelo iG. Entre os perfis já divulgados pela série, no entanto, o dele é disparado o mais polêmico e o que gerou maior interação e controversas entre internautas. Desde segunda-feira, foram apresentados também os empresários Rubens Ometto (50º), Abram Szajman (49º) e Abílio Diniz (48º) , e o senador Blairo Maggi (47º).

Veja o ranking: 10 nomes já foram divulgados

Entenda a série: iG escolhe 60 mais poderosos do País

Das 6h às 18h desta sexta-feira, quase 300 internautas não se contentaram em apenas ler o texto sobre o petista, ex-chefe da Casa Civil, ex-deputado e ex-líder estudantil e postaram suas opiniões. Embora a maior parte seja desfavorável a Dirceu, muitos vieram em sua defesa e debates políticos seguem sendo travados no sistema de comentários do iG.

AE
Texto sobre José Dirceu gera controversa

Alguns se limitam à figura de Dirceu, como Roberto, que escreveu contra ele: “Traduzindo de forma simples: uma pessoa inteligente, como muitos na face da terra, mas desonesto, manipulador, cultivador de amizades promíscuas, enfim, um bandido que deve ir pra cadeia urgente”. Ou Rudo Andre Van Leuven, que o elogiou: “Sem dúvida alguma, um dos poucos brasileiros que usa a inteligência a favor do povo e nunca em proveito próprio”. Já Antonio Marc trouxe um novo tema para o debate: “O jovens do movimento Passe Livre têm grande facilidade em mobilizar as multidões, mas deveriam pleitear melhores padrões de educação. Sempre existiu o passe de ônibus para os estudantes e a educação sempre foi uma merda. Eles querem só o passe livre. E boas escolas, por isso eles não lutam?”.

O outro perfil de político divulgado nesta semana também estimulou uma polêmica, mas na área ambiental. O senador e agrônomo Blairo Maggi foi definido como “o inimigo número 1 do meio ambiente”, segundo entidades de proteção, mas nem todos que leram concordam. Joaquim Delfino Neto escreveu: “Graças a homens com a visão e disposição de Blairo Maggi o Brasil é hoje um dos maiores produtores de alimento do mundo. Quem dera se tivéssemos mais pessoas com esse perfil, habitando o nordeste brasileiro”. O próprio senador, também conhecido como “Rei da Soja”, enviou uma nota ao iG discordando da afirmação, que também foi publicada.

Mais lido

O perfil mais lido da semana foi o do empresário Abílio Diniz, sócio da Companhia Brasileira de Distribuição e da BRF, que ficou em 48º do ranking. Entre os comentários do perfil, há vários depoimentos de pessoas que de alguma forma o conhecem e até mesmo de funcionários de suas empresas, como Maria Aparecida dos Santos Dalla Verde, que escreveu: “Sempre o admirei, Abílio Diniz! Já trabalhei no Grupo Pão de Açúcar e tive inclusive a chance de aperta-lhe a mão num dia em que reinaugurou o Pão da Açúcar da Brigadeiro Luiz Antonio... Parabéns a ele pela garra e muito trabalho!”.

Pedro Carvalho/iG
Empresário Abilio Diniz recebeu mensagens de apoio

O mesmo tipo de reação foi observada no perfil do empresário Abram Szajman, 49o da lista, dono do grupo VR e presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP).

Já o texto de Rubens Ometto, usineiro, dono da Cosan e um dos principais consolidadores do setor sucroalcooleiro do Brasil, ainda despertou um sentimento de orgulho entre seus conterrâneos de Piracicaba, no interior de São Paulo. “Piracicaba sempre revelou, em diversas áreas da atividade humana, grandes empreendedores e visionários como Luiz de Queiroz (benemérito fundador da ESALQ-USP). Este é mais um da terrinha pujante que é nossa Piracicaba. Deveria ser melhor observada pelos grandes investidores, principalmente em desenvolvimento tecnológico. Parabéns ao Ometto que segue nossa tradição, independentemente de ideologias”, postou Antônio Carlos Formaggio. Ometto ocupa a 51º posição entre os mais poderosos.

Ranking

A série publicada há três semanas exibe o ranking preparado pelo iG para definir quem são os personagens com maior influência no Brasil. Eelaborado a partir de quatro indicadores – Econômico, Político, Midiático e Social – o ranking mostra não necessariamente os mais populares, como mostram os comentários dos internautas, e sim aqueles com maior capacidade de influenciar os rumos da política e da economia.

Leia tudo sobre: 60 poderosos do paísJosé Dirceu

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas