Roberto Carlos acompanha votação sobre direitos autorais e para o Senado

Por Marcel Frota - Coluna Poder Online |

compartilhe

Tamanho do texto

Presença do rei atraiu uma multidão de jornalistas e funcionários da Casa interessados em se aproximar dele

O rei Roberto Carlos parou literalmente a cena no Senado Federal na tarde desta quarta-feira (3). Ele, junto com um grupo de artistas, acompanhou a votação na Comissão de Constituição e Justiça da Casa sobre projeto de lei que determina novas regras para arrecadação e distribição de direitos autorais.

"O Congresso inviabilizou a reforma política", diz Marina Silva ao iG

Além do rei, estiveram no Senado,  Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Roberta Miranda, Erasmo Carlos, Otto, Rogério Flausino e Jorge Vercillo, entre outros. O texto aprovado na CCJ estabelece que 85% da arrecadação passem a ser distribuídos aos titulares dos direitos, entre eles compositores e intérpretes.

Leia também:
Disputa por royalties expõe embate entre Mercadante e Padilha
Eleitores de 10 cidades de cinco Estados voltam às urnas neste domingo

Roberto Carlos não quis falar ao sair da reunião com Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado. Sua presença, entretanto, atraiu uma pequena multidão de jornalistas e funcionários da Casa interessados em se aproximar do rei. O cantor apenas distribuiu beijinhos e um sorriso momentos antes de entrar no carro que o levou embora.

Veja o pequeno tumulto causado pelo rei na saída:

O texto aprovado na CCJ foi o substitutivo de Humberto Costa (PT-PE), que assegurou o Ecad (Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais) como órgão arrecadador. Também pelo texto de Costa, o Ministério da Cultura passará a fiscalizar os montantes arrecadados.

Como a proposta foi aprovada com urgência o que cria a possibilidade de que o texto seja votado no Plenário ainda hoje. O tucano Aloysio Nunes defendia a tramitação do projeto de lei em outras comissão, como a Comissão de Educação.

Leia tudo sobre: Senadodireitos autoraisRoberto Carlosmúsicoprojeto

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas