Os eleitos em outubro não puderam tomar posse porque estavam inelegíveis ou tiveram o mandato cassado

Eleitores de 16 cidades do Brasil voltam às urnas neste domingo (7) para escolher os prefeitos. Os eleitos em outubro não tomaram posse porque estavam inelegíveis ou tiveram o mandato cassado.  O resultado do ano passado foi considerado inválido depois que os candidatos vitoriosos tiveram os recursos indeferidos. Eles disputaram a eleição sub judice.

No Estado de São Paulo, serão quase 18 mil eleitores convocados para as novas eleições em Coronel Macedo, Eldorado e Fernão. 

Justiça Eleitoral: Apenas 2% dos eleitores faltosos justificaram ausência 

Veja o especial do iG sobre as eleições 2012

Eleições 2012: TSE avalia como preocupante alto índice de abstenção

A legislação eleitoral prevê que, no caso de nulidade de mais de 50% dos votos, nova eleição seja marcada. Enquanto não ocorre a nova votação, o cargo de prefeito nessas cidades está sendo ocupado pelo presidente da Câmara Municipal.

Em Coronel Macedo, José Carlos Tonon (PDT) obteve 54,23% dos votos, mas teve o registro negado com base na Lei da Ficha Limpa. O mesmo aconteceu com Emerson Baraldi (PSDB) em Fernão, que obteve 53,10% dos votos. Em Eldorado, o vencedor do pleito, com 67,41% dos votos, Valmir Beber (PMDB) teve o registro cassado por ter se filiado fora do prazo e por falta de comprovação do domicílio eleitoral. A lei prevê nova eleição quando a nulidade atinge mais da metade dos votos.

Os 4.413 eleitores de Coronel Macedo, no sudoeste paulista, escolherão entre os candidatos Helinton Eduardo Veiga, da Coligação Coronel Macedo para Todos, e Edivaldo Neres de Meira, da Coligação Por uma Coronel Macedo Mais Justa. Em Eldorado, no sul do Estado, os candidatos Dinoel Pedroso Rocha (Juntos por um Novo Eldorado), Donizete Antônio de Oliveira (Sempre Juntos por Eldorado), Irineu da Boaventura Pedroso (PC do B), Eduardo Frederico Fouquet (PMDB) e Fernando Cláudio de Freitas (PSDB) disputam a preferência dos 11.916 eleitores.

Em Fernão, no centro-oeste do Estado, os 1.574 eleitores decidirão entre os candidatos Altemar Canelada Campos (Renovar Fernão) e Adelcio Aparecido Martins (PR). Em outros Estados, voltam às urnas eleitores de Triunfo, Fortaleza dos Valos, Sobradinho e Tucunduva, no Rio Grande do Sul; Diamantina, Cachoeira Dourada, São João do Paraíso e Biquinhas, em Minas Gerais; Caiçara do Rio do Vento e Serra do Mel, no Rio Grande do Norte; Muquém do São Francisco, na Bahia; Joaquim Távora, no Paraná, e Pedra Branca do Amapari, no Amapá.

De acordo com o TRE-SP, poderão votar no domingo os eleitores inscritos nesses municípios até 7 de novembro de 2012. Para quem estiver fora do domicílio eleitoral, as justificativas poderão ser apresentadas até 29 de abril.

Com Agência Estado e Agência Brasil

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.