Eleições de 2014 começam nesta segunda-feira para o PT

Por Ricardo Galhardo , iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Partido traça 1º mapa eleitoral e cogita abrir mão de Estados importantes na construção de palanques sólidos para a reeleição de Dilma

O PT abre oficialmente nesta segunda-feira os preparativos para a campanha eleitoral de 2014. O presidente nacional do partido, Rui Falcão, apresentará informes da situação em cada unidade da federação. Com base nestas informações, o PT vai traçar o primeiro mapa eleitoral para 2014.

Leia mais: PT avalia que pesquisa favorável a Dilma enfraquece pretensões de Campos

Ibope: Popularidade de Dilma bate novo recorde e atinge 79%

Segundo dirigentes petistas, a prioridade nas eleições do ano que vem será a construção de palanques sólidos para a presidente Dilma Rousseff em todos os Estados. E, para isso, o PT cogita abrir mão de Estados importantes, como São Paulo, para priorizar as boas relações com os partidos que formarão a coalizão de apoio à reeleição da presidente. 

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Lula celebra a festa dos 10 anos do PT no poder
e diz que vai reeleger Dilma em 2014

Datafolha: Pesquisa mostra Dilma com 58%, Marina com 16% e Aécio com 10%

“Se em algum Estado os aliados tiverem nomes mais fortes para disputar o governo podemos optar por lançarmos um candidato a senador com mais chances de ser eleito”, disse um dirigente nacional do partido. O PT vem abrindo mão de disputas desde 2006, quando lançou 18 candidatos a governador, contra 24 da eleição anterior. Em 2010, esse número caiu para 14. 

Além de analisar a situação do próprio PT em cada região, os dirigentes estaduais também fornecerão informações sobre os principais aliados e adversários.

Leia também: Para 2014, Eduardo Campos mira na base de Aécio Neves

Lula: Candidatura de Campos seria 'risco' à aliança histórica PT e PSB

O partido já detectou, por exemplo, que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), terá dificuldades para montar palanques sólidos em alguns dos principais Estados do Brasil, como Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Leia tudo sobre: pteleições 2014

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas