Fux diz a Renan e Alves que deve levar vetos ao plenário do STF

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Reunião foi para discutir impasse sobre apreciação no Congresso dos vetos presidenciais e do Orçamento 2013. Ministro não deu ainda nenhuma data para análise do tema pelo plenário

Reuters

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse aos presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que deve levar o debate sobre os vetos presidenciais ao plenário da Corte, disseram as assessorias dos parlamentares nesta terça-feira (19).

Renan e Alves se reuniram com o magistrado para discutir o impasse sobre a apreciação no Congresso dos vetos presidenciais e do Orçamento de 2013. O ministro, no entanto, não deu uma data para a análise do tema pelo plenário do Supremo.

Leia também:

Vetos: AGU pede que STF reconsidere decisão

Sem Orçamento: Governo edita MP para liberar R$ 42,5 bilhões no início de 2013

Oposição: MP do Orçamento é questionada no STF

Adiamento: Orçamento de 2013 só será votado em fevereiro

Fux deu uma liminar em dezembro determinando que os mais de 3 mil vetos que estão no Congresso fossem apreciados em ordem cronológica de chegada ao Parlamento, decisão que evitou que os congressistas apreciassem o veto da presidente Dilma Rousseff a uma nova fórmula de distribuição dos royalties do petróleo.

A maioria do Congresso quer derrubar a atual regra, que privilegia os Estados produtores, em especial Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Na segunda-feira (18), Fux recebeu o advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, que pediu o encaminhamento para o plenário do tema, para haver maior segurança jurídica. Adams chegou a dizer que o Congresso devia esperar a decisão do STF para votar o Orçamento, apesar de Fux garantir que a decisão sobre os vetos não influenciava outras votações.

Leia mais: Congresso adia para 2013 votação do veto dos royalties do petróleo

Nesta terça, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, afirmou a jornalistas que colocará na pauta do plenário os vetos assim que Fux, relator do caso, tornar disponível o tema.

Leia tudo sobre: vetosorçamento 2013luiz fuxstf

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas