Nesta quarta-feira, foram implantadas quatro pontes no coração do assessor especial para Assuntos Internacionais do governo

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, foi submetido na manhã desta quarta-feira a uma cirurgia no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). Foram implantadas quatro pontes no coração de Marco Aurélio - duas de safena e duas arteriais.

Segundo boletim médico divulgado pelo instituto, "o procedimento durou quatro horas e transcorreu sem anormalidades". "No momento, o paciente encontra-se clinicamente estável em recuperação da anestesia geral, na UTI, com visitas restritas aos familiares", diz o boletim.

Marco Aurélio Garcia se recupera de cirurgia
Agência Brasil
Marco Aurélio Garcia se recupera de cirurgia

"O paciente Marco Aurélio Garcia foi submetido nesta data à cirurgia de Revascularização Miocárdica com circulação extracorpórea, com implante de artéria mamária interna esquerda para artéria descendente anterior, artéria radial esquerda para artéria circunflexa, ponte de safena para primeira diagonal e ponte de safena para artéria coronária direita", detalhou o documento.

O assessor especial tem 71 anos e está internado desde sábado após passar por uma bateria de exames. Garcia é uma das referências para a política externa, principalmente para a América Latina e África. Ele faz parte do governo desde o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na virada do ano, viajou para Cuba para obter informações sobre o estado de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Em entrevista a jornalistas no início de janeiro, ele rechaçou qualquer possibilidade de golpe no país e disse que a prorrogação do tempo de espera para a recuperação de Chávez não seria uma estratégia governista, mas um cumprimento da Constituição da Venezuela.

Com Agência Estado e Agência Brasil

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.