O assessor especial para Assuntos Internacionais está no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal desde domingo

Marco Aurélio Garcia, assessor especial para Assuntos Internacionais
Agência Brasil
Marco Aurélio Garcia, assessor especial para Assuntos Internacionais

O assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, 71 anos, está internado no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (IC-DF) e deve ser submetido a uma cirurgia cardíaca na quarta-feira, segundo informações de sua assessoria. 

De acordo com a assessoria, Marco Aurélio fez um check-up de rotina no sábado, quando uma médica pediu que ele ficasse em estado de observação e fizesse exames complementares. Decidiu-se então pela internação.O assessor especial da Presidência está com quadro estável, consciente e despachando por telefone, disse a assessoria. Não foram informados detalhes da cirurgia

É aguardada para esta terça-feira (5) a divulgação de um boletim médico sobre o estado de saúde do assessor.

Garcia foi internado no IC-DF, unidade que trabalha em parceria com o Hospital das Forças Armadas (HFA), no domingo (3). Ele é fumante e conhecido por apreciar a culinária. A cardiologista responsável pelo tratamento é a médica Núbia Vieira.

Garcia é uma das referências para a política externa, principalmente para a América Latina e África. Ele faz parte do governo desde o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na virada do ano, viajou para Cuba para obter informações sobre o estado de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Em entrevista a jornalistas no início de janeiro, ele rechaçou qualquer possibilidade de golpe no país e disse que a prorrogação do tempo de espera para a recuperação de Chávez não seria uma estratégia governista, mas um cumprimento da Constituição da Venezuela.

Com Agência Brasil e Agência Estado

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.