Quatro deputados disputam presidência da Câmara nesta segunda-feira

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Chico Alencar, Henrique Eduardo Alves, Júlio Delgado e Rose de Freitas são os candidatos; caso nenhum obtenha 257 dos 513 votos, será feita nova votação

Agência Estado
Henrique Eduardo Alves, do PMDB, é o favorito na disputa pela presidência da Câmara

Os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ), Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Júlio Delgado (PSB-MG) e Rose de Freitas (PMDB-ES) são os candidatos que disputam nesta segunda-feira o cargo de presidente da Câmara dos Deputados. Alves é o favorito e sua conquista garante ao PMDB o controle do Congresso. Na última sexta-feira, Renan Calheiros (PMDB-AL), com 56 votos, garantiu sua volta ao comando do Senado

O prazo para a inscrição das candidaturas junto à Secretaria-Geral da Mesa terminou às 22 horas do domingo.

Dia 31: PSOL lança Chico Alencar candidato à presidência da Câmara

Rose de Freitas: ‘Mau uso do recurso público tem que ter consequências’ 

Júlio Delgado: 'Não sou o Severino Cavalcanti'

Mesmo com o registro, porém, nada impede que durante a sessão que vai eleger a Mesa Diretora um deputado apresente oralmente sua candidatura.

Na Câmara, o processo eleitoral é diferente do que ocorre no Senado, em que há apenas uma votação. Caso um deputado não obtenha 257 dos 513 votos, será feita nova eleição que terá como candidatos os dois mais votados.

Sexta-feira: Por 56 votos, Renan é eleito novamente presidente do Senado

Para dar mais celeridade à apuração, serão usadas urnas eletrônicas no processo que escolherá o nome que comandará a Casa no biênio 2013 e 2014. Antes de votar, porém, o deputado precisa digitar um código personalizado e confirmar a identidade em impressão digital (biometria).

Caso seja eleito em primeiro turno, o novo presidente é empossado imediatamente e, em seguida, serão contabilizados os votos para os demais cargos. O posto de presidente da Câmara é o terceiro na escala sucessória. Na ausência do presidente da República e do vice é ele quem assume o comando do país.

Os candidatos à eleição na Câmara intensificaram a campanha nos minutos finais da disputa. Uma revista com cópia de reportagens que revelaram acusações contra Alves circula na Casa. A resenha foi distribuída nos gabinetes dos deputados que encontraram a publicação ao chegar à Câmara. A revista com 50 páginas não mostra o nome do responsável pela sua elaboração nem pela distribuição.

Henrique Alves e os candidatos da chapa oficial dos partidos para os demais cargos da Mesa visitaram os gabinetes dos líderes na manhã desta segunda-feira pedindo votos para a eleição. 

*Com Agência Brasil e Agência Estado

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas