Prefeitos eleitos tomam posse em todo o País

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Eduardo Paes formaliza reeleição em cerimônias protocolares; Fernando Haddad prepara até mesmo festa em mesa de bar

Prefeitos escolhidos pelo voto popular nas eleições de outubro passado tomam posse nesta terça-feira em todo o País. Para a ocasião, os chefes dos Executivos municipais prepararam uma série de eventos. De um lado, os que foram reeleitos optaram por cerimônias de tom mais protocolar. Já os novatos no posto preparam eventos de maior pompa para marcar a data.

Leia também: Eduardo Paes toma posse em cerimônia no Rio

Futura Press
Saguão da Prefeitura de São Paulo preparado para sediar a cerimônia de posse de Haddad

Em São Paulo, o prefeito eleito Fernando Haddad recebe o cargo do antecessor, Gilberto Kassab, em uma solenidade marcada para as 16 horas, na sede da prefeitura. A equipe que comandou a campanha também estuda levar a festa para uma mesa de bar, mas a presença do prefeito ainda não está confirmada. A ideia é organizar uma confraternização no Bar Brahma, no centro da capital paulista, por volta das 18 horas. 

No Rio de Janeiro, a cerimônia de posse do prefeito reeleito Eduardo Paes teve início por volta das 10h30. A solenidade marca também a posse dos 51 vereadores escolhidos pelo voto em outubro e foi realizada na própria Câmara Municipal. Do lado de fora, entretanto, cerca de 20 manifestantes seguravam faixas pedindo a preservação do antigo Museu do Índio e a correção da política indigenista. Os participantes do protesto pediam o tombamento do imóvel histórico, ocupado desde 2006 por cerca de 30 índios, que fundaram a Aldeia Maracanã.

À tarde, Paes dará posse aos secretários municipais e apresentará os primeiros decretos do novo mandato. Uma das medidas previstas pelo prefeito para a entrada no novo mandato é o adiamento do aumento da passagem de ônibus, previsto para janeiro. 

Divulgação
Eduardo Paes tomou posse nesta terça-feira no plenário da Câmara Municipal

Sem posse

A eleição deste ano foi realizada nos 5.564 municípios brasileiros, mas nem todos tomarão posse nesta terça. Isso porque em 59 cidades brasileiras os prefeitos que saíram vitoriosos nas urnas tiveram seus registros de candidatura negados pela Justiça Eleitoral. Quem será empossado, nesses casos, será o presidente da Câmara Municipal, que fica no cargo até a realização de novas eleições.

Leia também: Doze cidades ainda esperam novas eleições municipais

Até agora, já está confirmada a realização de um novo pleito em sete cidades. Em Guarapari (ES), a nova votação ocorrerá em 3 de fevereiro. Já em Campo Erê (SC), Criciúma (SC), Tangará (SC), Balneário Rincão (SC), Bonito (MS) e Camamu (BA) os pleitos estão marcados para o dia 3 de março.

*Com Ricardo Galhardo, iG São Paulo, Agência Brasil e O Dia

Leia tudo sobre: Fernando HaddadEduardo Paesprefeitoseleições2012

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas