Principal padrinho político do prefeito de São Paulo faltou porque 'odeia posses', afirmou Clara Ant

Apesar da importância política da vitória de Fernando Haddad (PT) na maior cidade do país, a posse do novo prefeito de São Paulo contou com a presença de poucos políticos de importância nacional. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, padrinho político e principal cabo eleitoral de Haddad, não compareceu. Lula está em férias com a família em uma praia do Brasil.

Leia também: Haddad assume Prefeitura de São Paulo pregando renovação política

Câmara paulistana: Novo prefeito toma posse e pede Legislativo forte

“O Lula detesta posses. Ele só foi nas dele próprio e na da Dilma porque não tinha outro jeito”, disse Clara Ant, assessora do Instituto Lula.

Haddad, durante a cerimônia de transmissão do cargo, nesta tarde
Futura Press
Haddad, durante a cerimônia de transmissão do cargo, nesta tarde

A presidenta Dilma Rousseff enviou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para representar o governo federal, que também marcou presença com a ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci.

O ex-prefeito e deputado federal Paulo Maluf (PP), também não compareceu. “O que o Maluf tinha que fazer pelo Haddad foi feito lá atrás. Ele não tinha o que fazer aqui. Se viesse ofuscaria o novo prefeito”, disse um aliado de Maluf.

O vice-presidente, Michel Temer (PMDB), cuja filha Luciana vai assumir a Secretaria de Assistência Social, também não participou da cerimônia.

Apenas três deputados federais do PT, todos da capital, foram à posse, que contou com as presenças do governador, Geraldo Alckmin (PSDB), os presidentes nacionais do PT, Rui Falcão, e PC do B, Renato Rabelo, do cardeal e arcebispo metropolitano dom Odilo Scherer (que ocupou a mesa de autoridades enquanto representantes da Igreja Católica Ortodoxa, da qual Haddad é fiel, ficaram na plateia) e do diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa além de deputados estaduais, vereadores, antigos e novos secretários e subprefeitos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.