Retrospectiva 2012: As imagens que marcaram a eleição municipal

Disputa fortaleceu partidos, como o PSB, PT e PSD, e mediu a força de políticos cotados para disputar a Presidência em 2014; veja a galeria de fotos

iG São Paulo |

A corrida municipal deste ano deu os contornos do que poderá ser a disputa presidencial de 2014 . Políticos cotados para disputar o Palácio do Planalto daqui a dois anos fizeram uma peregrinação pelo País afora e testaram sua capacidade de puxar votos ao reforçar as campanhas dos candidatos que apoiaram nesta eleição.

Leia mais:  Eleição municipal dá o contorno da disputa presidencial de 2014

Veja a cobertura completa do iG das eleições 2012


Candidata natural à reeleição, a presidenta Dilma Rousseff se empenhou pessoalmente na campanha, principalmente em São Paulo, e coube ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitar cidades importantes em apoio a candidatos do PT e a aliados do partido. Outros dois nomes tidos como possíveis candidatos também entraram na lista de protagonistas da corrida municipal: o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos .

O partido deste último, o PSB, tornou-se a maior força política nas capitais brasileiras em 2012 ao conquistar cinco prefeituras deixando pra trás o PSDB e o PT, que comandarão quatro capitais a partir do ano que vem.

PSDB e PT, que polarizam as eleições presidenciais, tiveram desempenhos opostos na disputa por prefeituras. Enquanto o primeiros perdeu 12,5% das 692 cidades que conquistou em 2008, o PT é um dos os que mais cresceu (13,6%), entre os que disputaram as eleições naquele ano, passando a deter o comando de 634 prefeituras.

O PT também sai fortalecido da disputa ao conquistar cidades importantes como São Paulo. Já o PSDB conseguiu ao menos se estabelecer em cidades importantes do norte e nordeste do país. O DEM, do outro lado, ganhou sobrevida ao conquistar Salvador. O PMDB é o partido com o maior número de prefeituras em todo o país: 1026, mas a legenda encolheu 15% em comparação com as eleições de 2008. O PSD, partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab , é a quarta maior força com 497 prefeituras.

    Leia tudo sobre: eleições2012retrospectiva 2012

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG