Procurador-geral diz que vai apurar depoimento de Valério sobre Lula

Roberto Gurgel contudo voltou a desqualificar a confiabilidade do operador do mensalão, condenado a 40 anos de prisão

iG São Paulo |

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse nesta quarta-feira (19) que, com o fim do julgamento do mensalão , poderá analisar com mais calma o depoimento prestado em setembro pelo publicitário Marcos Valério . Segundo Valério, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se beneficiou do esquema para pagar despesas pessoais e autorizou a realização dos empréstimos.

Leia também:  Valério diz que mensalão pagou despesas pessoais de Lula

AE
Marcos Valério fez depoimento ao Ministério Público em setembro, em busca de delação premiada


Saiba mais:  Valério diz que BB cobrava ''pedágio'' em contratos para PT

“Concluído o julgamento, agora eu vou analisar o depoimento e serão tomadas as providências que são cabíveis para completa investigação de tudo que demande apuração”, disse Gurgel.

Ele lembrou, no entanto, que como o ex-presidente não tem mais prerrogativa de foro, o caso deve ser mandado para o Ministério Público de primeira instância de São Paulo ou de Brasília, dependendo de onde se deram os fatos.

O procurador disse que não analisou o depoimento em profundidade, mas voltou a desqualificar a confiabilidade de Valério . “Com muita frequência, Marcos Valério faz referência a declarações que ele considera bombásticas, e quando nós vamos examinar em profundidade não é bem isso.”

Gurgel destacou que o publicitário prestou apenas um depoimento e que na ocasião ele entregou alguns documentos, como comprovante de depósitos, cuja veracidade ainda tem que ser apurada.

Em setembro, Valério encaminhou para o STF um pedido de proteção, pois sua vida estaria correndo perigo, e ofereceu em troca delação premiada . O fax - revelado pela revista Veja - foi recebido pelo então presidente do tribunal, ministro Carlos Ayres Britto, que o manteve em sigilo.

Com Agência Brasil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG