Presidenta do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, fará avaliação sobre prestação de contas de campanhas e processos relativos às eleições de 2012

A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, se reúne hoje (6), a partir das 11h, com presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de 24 estados brasileiros.para uma avaliação sobre os processo eleitoral do pleito municipal realizado neste ano.

A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmén Lúcia
Agência Brasil
A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmén Lúcia

Veja o especial do iG sobre as eleições 2012

Eleições 2012: TSE avalia como preocupante alto índice de abstenção

Ao final da reunião, Cármen Lúcia deve apresentar um balanço completo das eleições municipais, com considerações sobre a prestação de contas de campanhas, os gastos da Justiça Eleitoral, o sistema de biometria (voto com identificação digital) e outros processos. As eleições de 2012 foram realizadas nos dias 7 e 28 de outubro (primeiro e segundo turno, respectivamente). No total, 138.544.348 eleitores estavam aptos a votar em 5.568 cidades.

Para as eleições, foram convocados 2 milhões de mesários e 3.011 juízes eleitorais ficaram de plantão. No total, candidataram-se a prefeito este ano 15,6 mil pessoas e a vereador mais de 449 mil.

Prestação de contas

Os candidatos que encerraram a sua participação nas Eleições 2012 no primeiro turno têm até esta terça-feira (6) para apresentar à Justiça Eleitoral suas prestações de contas finais de campanha. O mesmo prazo vale para comitês financeiros e partidos.

Aqueles que não apresentarem as contas eleitorais não poderão obter a certidão de quitação eleitoral e ficarão impedidos de obter registro de candidatura para a próxima eleição.

Os 100 candidatos que concorreram ao segundo turno das eleições para prefeito têm até o dia 27 de novembro para entregar as prestações de contas finais.

Com Agência Brasil


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.