Lula recebe prêmio canadense de direitos humanos

Prêmio Nelson Mandela é concedida por entidade canadense do setor automotivo; entrega ocorreu na sede da Confederação dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo

Agência Estado |

Agência Estado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira o prêmio Nelson Mandela de Direitos Humanos, concedido pela Canadian Auto Workers (CAW), a Associação Canadense de Trabalhadores da Indústria Automotiva. A entrega ocorreu na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Leia também: Lula é homenageado por Gorbachev, junto com Bono e Spielberg

Divulgação
Cerimônia de entrega do prêmio foi realizada na tarde desta terça-feira, no ABC paulista

A entidade canadense mantém relações de correspondência com a brasileira Central Única dos Trabalhadores (CUT). Lula participou da abertura da Conferência Nacional de Negociação Coletiva Metalúrgica e discursou no evento.

Durante a entrega, foi apresentado um vídeo com saudação do presidente nacional da CAW, Ken Lewenza, para quem o prêmio é um reconhecimento à contribuição do ex-presidente do Brasil para a inclusão social e o combate à fome. "Você deu enorme esperança a todos nós, mundo afora, mostrando que há alternativas ao modelo conservador de tantos governos hoje em dia", diz Lewenza na gravação.

Lula também discursou no evento. O prêmio, oferecido a cada três anos a uma personalidade mundial, foi concedido a Lula em agosto deste ano. Como a agenda do ex-presidente não permitiu a viagem ao Canadá, a entrega foi transferida para a cidade onde Lula reside.

    Leia tudo sobre: luladireitos humanos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG