Zona central de SP muda de lado e vota em petista

Na região da Santa Ifigênia, Haddad venceu José Serra por 51% a 49% dos votos; PT não vencial em um bairro do centro expandido há 12 anos

Agência Estado |

Agência Estado

No mapa das zonas eleitorais de São Paulo, um ponto vermelho em meio à mancha azul do eleitorado predominantemente tucano chamou a atenção após os votos da eleição de domingo (28) terem sido computados. Trata-se da região da Santa Ifigênia, conhecida por concentrar lojas de produtos eletrônicos.

Veja o especial do iG sobre as eleições 2012

Leia mais:  Fernando Haddad vence José Serra e é eleito prefeito de São Paulo

Essa foi a única zona do centro expandido na qual o candidato do PT, Fernando Haddad , bateu o adversário José Serra (PSDB). Lá, o petista venceu por 51% a 49%. Historicamente, os tucanos dominam a área, enquanto o PT tem o seu eleitorado mais fiel na periferia. Fazia 12 anos que a sigla não vencia em um bairro do centro expandido.

De acordo com moradores da região, medidas colocadas em prática pelo atual prefeito Gilberto Kassab (PSD), aliado de Serra, ajudam a entender essa mudança de comportamento. Nos últimos tempos, a Prefeitura intensificou as ações de combate ao comércio irregular nas ruas do município, o que atingiu diretamente a dinâmica do local. O bairro também foi alvo este ano de uma operação para acabar com o consumo livre de drogas na região, que popularmente é conhecida como cracolândia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG