PSOL conquista primeira prefeitura de capital em Macapá

Clécio Luís, que havia ficado em segundo lugar no primeiro turno, derrota o atual prefeito Roberto Góes (PDT)

iG São Paulo | - Atualizada às

Clécio Luís é o primeiro prefeito eleito pelo PSOL em uma capital. O vereador por dois mandatos venceu as eleições em Macapá, no Amapá, no segundo turno em disputa acirrada com o atual prefeito Roberto Góes (PDT). Com 100% das urnas apuradas, Clécio obteve 101.261 votos (50, 59%) e o candidato à reeleição, 98.892 (49,41%).

O candidato do PSOL havia ficado em segundo lugar no primeiro turno , com apenas 27,89%. Durante o segundo turno, as pesquisas mostraram seu crescimento, mas ainda indicavam empate técnico até o último levantamento do Ibope .

Especial: Veja a cobertura completa do iG sobre as eleições 2012

Apoiado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL), Clécio Luís é membro da CPI que investiga a ligação do contraventor Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários. Já o atual prefeito derrotado é investigado por fraudes pela Operação Mãos Limpas, da Polícia Federal, em 2010, e chegou a ser preso acusado de participar de um esquema de desvio de verbas federais

Fundado há sete anos, o PSOL chegou em segundo lugar no primeiro turno no Rio de Janeiro e disputou o segundo turno em Belém , mas perdeu a eleição neste domingo  para o PSDB.

No 1º turno: Com apenas um prefeito eleito, PSOL se compara ao PT de 1982

O PSOL foi criado por um grupo de políticos e ativistas capitaneado por dissidentes do PT. As adesões ganharam força em em 2005, na esteira do escândalo do mensalão, quando vários representantes da chamada “esquerda petista” alegaram discordância com a postura do partido diante da crise. A lista de representantes da sigla inclui nomes como a ex-senadora Heloisa Helena - que foi candidata à Presidência pela legenda - e deputados como Ivan Valente (SP) e Chico Alencar (RJ).

Apuração: acompanhe a contagem dos votos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG