Florianópolis: Cesar Souza Jr dá ao PSD primeira prefeitura em capital

Candidato eleito não teve forte presença de Gilberto Kassab, presidente do PSD, durante segundo turno da eleição

iG Rio de Janeiro | - Atualizada às

Divulgação
Cesar Jr votou cedo na capital catarinense

Os candidatos Cesar Souza Júnior (PSD) e Gean Loureiro (PMDB) disputaram o segundo turno em Florianópolis (SC). Segundo a Justiça Eleitoral, com 52,64% dos votos válidos Cesar Souza Júnior será o novo prefeito da capital catarinense. Em votação apertada, conforme já indicava a boca de urna , Gean Loureiro ficou em segundo, com 47,36% dos votos válidos. Cesar teve 117.834 votos, enquanto que seu adversário obteve 106.013 votos.

No primeiro turno, Cesar Souza Júnior recebeu 76.024 votos, o que corresponde a 31,68% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Gean Loureiro teve 65.678 votos, o equivalente a 27,37%. Em terceiro lugar ficou a candidata Angela Albino (PCdoB), com 25,03%.

Florianópolis é a única capital do País onde o PSD, a nova legenda criada por Gilberto Kassab, venceu nestas eleições de 2012. Oficializado com pompa e circunstância há um ano, o PSD optou por não transformar o peso político conquistado em Brasília em candidaturas de expressão para as eleições municipais deste ano nas outras capitais do País. A legenda, que recebeu a adesão em massa de parlamentares da Câmara e do Senado, já mostrava ainda no primeiro turno chances reais de chegar à prefeitura em apenas uma capital, Florianópolis, na chapa liderada por Cesar Souza Júnior.

Apesar disso, Gilberto Kassab não acompanhou de perto esta eleição na cidade do sul do país. Presidente do diretório do PSD catarinense, Gelson Merísio comentou a ausência de Kassab há duas semanas. “Kassab estava muito ocupado com a eleição em São Paulo. Nós entendemos ( sua ausência )”, afirmou Merísio. O PSD foi o principal aliado de José Serra (PSDB) na disputa pela sucessão paulistana e indicou um nome do partido para vice: Alexandre Schneider, ex-secretário municipal de Educação. O vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), deu uma explicação singela sobre a ausência de Kassab em Florianópolis: “Ele não foi convidado”.

Perda da avó

O candidato eleito perdeu sua avó materna na última madrugada. Ao votar, na manhã deste domingo (28), ele comentou a perda. “Ela sempre gostou de acompanhar as eleições e está sendo muito difícil não tê-la aqui. Tenho certeza que onde ela estiver, ela estará me acompanhando e torcendo por mim”, disse.

Cesar Souza Junior nasceu em Florianópolis no dia 12 de agosto de 1979. Formou-se em Direito na Universidade do Vale do Itajaí. Cursou Políticas Públicas pela Fundação Friedrich Naumann, na Alemanha. Cesar foi apontado como um dos parlamentares mais atuantes da Assembleia Legislativa em 2007. Em 2011, é reeleito deputado estadual por Santa Catarina. É de sua autoria projetos de lei para reserva de vagas a pessoas portadoras de necessidades especiais em empresas terceirizadas e para estágio na administração pública estadual. A convite do Governador Raimundo Colombo, ainda em 2011, Cesar assume a Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina.

    Leia tudo sobre: eleição2012eleições2012santacatarinakassabpsd

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG