Chega a 191 o número de urnas trocadas em todo o País, informa TSE

Em São Paulo, uma urna foi furtada na zona leste e é a primeira vez que esse tipo de ocorrência acontece no Estado

iG São Paulo | - Atualizada às

Até as 13 horas, 191 urnas eletrônicas foram trocadas em todo o País. O número representa 0,22% do total de 86,1 mil urnas disponíveis para votação nos municípios onde há segundo turno. Em São Paulo, uma urna foi furtada na zona leste e é a primeira vez que esse tipo de ocorrência acontece no Estado.

Leia mais: Eleitores de 50 cidades voltam às urnas para escolher prefeitos

Cola eleitoral: Escolha seus candidatos e imprima os números 

A cidade com mais urnas substituídas até agora é São Paulo, com 31 trocas. Em todo o Estado de São Paulo, 52 equipamentos foram substituídos. Em segundo lugar na lista de municípios com mais problemas nas urnas está Manaus, que precisou fazer 18 trocas, a maior parte delas antes mesmo de a votação começar. As cidades do Norte e Nordeste do país não estão em horário de verão e a capital amazonense tem de duas horas a menos do que Brasília.

Especial: Confira a cobertura completa do iG sobre as eleições 2012

Votação: iG fará apuração em tempo real dos resultados do segundo turno das eleições

Guia do Eleitor: Tire todas as suas dúvidas sobre a votação deste domingo

Joinville vem em seguida, com 12 urnas substituídas esta manhã. Blumenau e Florianópolis, com oito e quatro equipamentos trocados respectivamente, completam a lista de cidades catarinenses onde ocorre segundo turno hoje. Em Duque de Caxias, 11 urnas foram substituídas. Em todo o Estado, foi registrada a substituição de 25 urnas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não informou o que houve em cada caso. Segundo a assessoria do tribunal, em geral, os problemas têm a ver com as redes elétricas das escolas e outros locais de votação, e não com a urna. Até agora, nenhum equipamento que apresentou problema precisou se trocado por urna para votação em cédulas. Segundo o TSE, a votação eletrônica ocorre normalmente em todo o País até o momento.

Calendário Eleitoral: Confira as principais datas relacionadas à corrida municipal 

Votação: Tire suas dúvidas sobre o funcionamento da urna eletrônica

Os tribunais regionais eleitorais (TREs) dispõem de 8.814 urnas para casos de necessidade de substituição. Ao todo, 31,7 milhões de brasileiros devem procurar as seções de votação nos 50 municípios onde ocorre segundo turno hoje (28). Os que não puderem comparecer deverão procurar uma das 3.192 urnas de justificativa para esclarecer a ausência e conseguir a quitação com a Justiça Eleitoral.

*Com Agência Brasil

    Leia tudo sobre: eleições2012tseurnas eletrônicas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG