Com apoio de Cid e Ciro Gomes, Roberto Cláudio vence em Fortaleza

Candidato do PSB derrotou Elmano de Freitas, do PT

iG São Paulo |

Com 53% dos votos válidos, o candidato Roberto Cláudio (PSB) foi eleito prefeito de Fortaleza (CE). Apoiado pelo governador Cid Gomes, também do PSB, e por seu irmão, Ciro Gomes, Roberto Cláudio derrotou o candidato do PT, Elmano de Freitas, que ficou com 47% dos votos válidos.

Especial: Veja cobertura completa das eleições 2012

Divulgação
Claúdio em campanha: apoio do governador foi decisivo

No segundo turno, Roberto Cláudio conseguiu apoio do DEM e do PDT, cujos candidatos somaram mais de 34% dos votos válidos. 

Do outro lado, o Elmano de Freitas seguiu na corrida eleitoral isolado, embora tenha ficado na frente no primeiro turno com 25,44% dos votos válidos contra 23,32% do adversário.

Apoio do governador

Com a administração bem-avaliada, o governador Cid Gomes, também do PSB, foi o principal cabo eleitoral de Roberto Cláudio. O irmão mais velho, Ciro Gomes, atuou mais nos bastidores na coordenação política da candidatura.

A campanha para o segundo turno expôs o antagonismo local entre as duas legendas recém-separadas, mas aliadas no plano nacional.

No plano nacional, os irmãos Gomes são aliados do PT e defendem a reeleição da presidenta Dilma Roussef em 2014. Por isso, a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha do candidato do PT foi discreta. O ex-presidente participou de comício na capital cearense durante o segundo turno, mas evitou citar os adversários e adotou um tom brando em suas críticas.

    Leia tudo sobre: eleições2012cearáeleiçõesfortalezaceará

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG