Adversário da família Sarney, Edivaldo Holanda Júnior é eleito em São Luís

Candidato do PTC derrotou o atual prefeito João Castelo (PSDB)

iG São Paulo |

Com 56% dos votos válidos, o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC) foi eleito prefeito de São Luís. Júnior derrotou o atual prefeito João Castelo (PSDB), que tentava a reeleição e terminou com 44% dos votos válidos.

Especial: Veja a cobertura completa das eleições 2012

Divulgação
Holanda Júnior em campanha: vitória enfraquece família Sarney

Oficialmente neutra no segundo turno, a família Sarney apoiou Castelo após um acordo de bastidores feito após o fim do primeiro turno .

A aliança entre os grupos de Castelo e Sarney no segundo turno foi vista com surpresa porque, durante todo o seu mandato, o prefeito tucano disse ter sido perseguido pelo grupo político do presidente do Senado, José Sarney (PMDB) e da sua filha, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB). 

Após a formalização dessa aliança, Castelo passou a ser elogiado por deputados da base roseanista na Assembleia Legislativa.

No primeiro turno, o clã Sarney havia apoiado o petista Washington Luiz, que terminou em terceiro lugar apesar de também contar com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da presidenta Dilma Rousseff (PT). 

Com a vitória de Júnior, a capital maranhense passa a ser controlada pelo grupo político de Flávio Dino, atual presidente da Embratur e adversário político da família Sarney. O grupo político de Dino já comanda cidades importantes do Maranhão, como Caxias. A vitória em São Luís deixa esse grupo mais forte para as eleições para o governo do estado, em 2014.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG