ACM Neto é eleito prefeito de Salvador

Com 53,51% dos votos válidos, candidato do DEM obtém vitória importante sobre o PT, adversário histórico de sua família

iG São Paulo | - Atualizada às

Com 53,51% dos votos válidos, o deputado federal ACM Neto (DEM-BA) é o novo prefeito de Salvador (BA). Ele derrotou o também deputado federal Nélson Pelegrino (PT-BA), que concorria pela quarta vez à prefeitura da cidade e obteve 46,49% dos votos válidos. 

Especial: Veja cobertura completa do iG sobre as eleições de 2012

Divulgação/Facebook
ACM Neto em campanha: Salvador será única grande capital sob controle do DEM

A vitória de ACM Neto é muito importante para o DEM porque Salvador será a única grande capital que ficará sob o controle do partido a partir de 2013.

Outro aspecto importante da vitória de ACM Neto é ter derrotado um candidato do PT. Adversário histórico da família Magalhães e do DEM, o PT tem o atual governador da Bahia, Jaques Wagner, em seus quadros.

Acordo com PMDB

ACM Neto havia ganhado o primeiro turno das eleições, mas com uma diferença de apenas cinco mil votos sobre Pelegrino.

No segundo turno, o candidato do DEM buscou o apoio da seção baiana do PMDB, em acordo costurado pelos líderes do partido no Estado - os irmãos Lúcio e Geddel Vieira Lima. De acordo com ACM Neto, o PMDB será o caminho para sua interlocução com o governo federal.

Com as próprias pernas

Durante sua campanha, ACM Neto insistiu na afirmação de que cidade "pode andar com as próprias pernas", ou seja, não é necessário que o prefeito seja aliado político do governador Jaques Wagner, do PT, ou da presidenta Dilma Rousseff, também petista. Ele diz possuir "bons projetos" para a capital baiana, que permitirão atrair recursos federais e estaduais. "Salvador não vai ser perseguida", diz ACM Neto.

    Leia tudo sobre: eleições2012bahiaeleiçõesacm netosalvador

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG