TSE conclui julgamento de recursos de candidatos que disputam 2º turno

Ministra Cármen Lúcia disse que Corte priorizou esses casos para evitar mudanças nos resultados que sairão das urnas neste domingo

iG São Paulo |

A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse que todos os recursos apresentados por candidatos que estão no segundo turno das eleições já obtiveram decisões do tribunal. Segundo ela, os ministros do TSE priorizaram esses casos para evitar mudanças nos resultados que sairão das urnas na votação de amanhã. Esses recursos referem-se a candidatos que tiveram pedidos de indeferimentos de suas candidaturas e apelaram ao TSE.

Especial: Confira a cobertura completa do iG sobre as eleições 2012

Agência Brasil
A presidenta do TSE, Cármen Lúcia

"Todos os recursos que aqui chegaram relativos a esses candidatos, que vão disputar o segundo turno amanhã, já tiveram uma decisão do TSE. Alguns ainda entraram com embargos, que são depois da decisão dada e depois de terem sido levados ao plenário, mas já com uma resposta judicial oferecida no TSE", disse a ministra, após participar da verificação dos sistemas que serão utilizados para receber e totalizar os dados da votação, hoje (27), no TSE.

Essa verificação, de acordo com o tribunal, demonstrou que todos os sistemas instalados nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) estão íntegros e são de autoria da Justiça Eleitoral. O procedimento garantiu que não houve nenhuma interferência externa nos sistemas. Após a verificação, os sistemas foram blindados por meio de certificados digitais durante a cerimônia de lacração.

Após a cerimônia, a ministra também pediu que os eleitores compareçam às urnas com tranquilidade e que exerçam seu direito de liberdade na hora do voto. “Sempre escolha o que você quer. Procure saber o que você quer da vida, porque é você que está fazendo a sua vida”, disse a ministra. “O eleitor brasileiro é livre e responsável”, salientou a presidenta do TSE após a verificação.

    Leia tudo sobre: eleições2012cármen lúciatse

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG